Jazz ao ar livre na Guarda, em Julho, com o GUARDA IN JAZZ

Jazz ao ar livre na Guarda, em Julho, com o GUARDA IN JAZZ
Fotografia: DR

Entre 10 e 16 de Julho, o jazz vai ecoar na Guarda com os espectáculos ao ar livre na esplanada do Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG) e na Alameda de Santo André: está de regresso o Guarda in Jazz. E no cartaz: Troll’s Toy, Fred – Madlib, Júlio Resende Fado Jazz  Ensemble, Jeffery Davis Quinteto, Jéssica Pina e Solaris com Grupo de Cantares da Arrifana.

Guarda In Jazz é um festival consagrado na agenda cultural guardense, iniciativa que tem marcado os últimos anos e que se destaca também no panorama nacional devido à sua versatilidade estética e ao seu eclectismo artístico; com um cartaz que junta músicos emergentes e consagrados, de várias origens musicais e até com contributos locais.

O Guarda in Jazz não é, pois, um festival de jazz ancorado nos cânones estritamente tradicionais desta linguagem musical, mas sim um acontecimento musical aberto e abrangente, que celebra e dá ênfase à fusão, à experimentação, e às contaminações artísticas entre o jazz e outros géneros como o Rock, as Músicas do Mundo, a Electrónica, o Funk, o Swing, a Erudita, o Hip hop, a improvisação ou o Fado. É desta versatilidade de confluências que se faz o Guarda In Jazz e que contribui para a adesão de públicos muito diversificados. A edição de 2023 não é excepção e segue a mesma estratégia orientadora, com uma criteriosa selecção de músicos de grande qualidade e diversidade, num programa com 6 concertos e mais de 20 músicos, para consolidar, cada vez mais, o festival no panorama cultural português.

À semelhança do que aconteceu no festival de 2022, esta edição do Guarda In Jazz decorre em dois espaços distintos ao ar livre: na esplanada do Café Concerto do TMG e a Alameda de Santo André, local onde decorrerá o Guarda Wine Fest.