Grupo Folclórico da Fajã de Baixo completa 50 anos ao serviço da cultura

Pedro Nascimento Cabral felicita Grupo Folclórico da Fajã de Baixo pelos 50 anos ao serviço da cultura
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, presenteou, no Coliseu a Micaelense, o Grupo Folclórico Fajã de Baixo com uma placa evocativa dos seus “50 anos ao serviço da cultura”.
O momento desenrolou-se na gala comemorativa do 50.º Aniversário do Grupo Folclórico da Fajã de Baixo, um evento que destacou, segundo o Presidente da autarquia, “a dedicação, o amor e a devoção deste grupo à cultura açoriana. Este Grupo Folclórico tem aprimorado e elevado esta tradição secular, projectando a Fajã de Baixo e Ponta Delgada no país e no mundo”.
“É com alegria que estou aqui presente comemorando este meio século do Grupo Folclórico da Fajã de Baixo, reafirmando que a Câmara Municipal de Ponta Delgada estará sempre ao vosso lado e reconhecendo, uma vez mais, a vossa importância para a preservação da memória e da identidade cultural do nosso concelho. No dia da cidade homenageamos este grupo com a medalha de mérito municipal e agora reforçamos o nosso muito obrigado, por manterem vivo um legado que nos orgulha”, adiantou Pedro Nascimento Cabral.
O Presidente da direcção do Grupo Folclórico da Fajã de Baixo, Hermínio Miranda, aproveitou o momento para agradecer a todos aqueles que têm apoiado este grupo ao longo dos anos e fez questão de deixar uma palavra especial à Câmara Municipal de Ponta Delgada pelas distinções feitas a esta associação cultural: “É sempre uma honra sentirmos o reconhecimento de alguém ou de alguma entidade. É como sangue que corre nas veias e nos alimenta a vontade de trabalhar e fazer mais pela arte, pela nossa juventude e pelo nosso folclore”.
Nesta cerimónia comemorativa, os vídeos e as actuações contaram de forma dinâmica e emotiva a história do Grupo da Fajã de Baixo e foram homenageadas pessoas que, segundo Hermínio Miranda, “deixaram uma marca indelével nestes 50 anos de história, conquistas, aprendizagens e sonhos que se tornaram realidade”.
“Há 50 anos, nasceu o Grupo Folclórico da Fajã de Baixo, fruto do sonho de um grupo de jovens e hoje continuamos a caminhar juntos, em grupo, e assim continuaremos para chegarmos mais longe”, vincou.
Recordando o passado e sonhando com o futuro, neste evento foram partilhados testemunhos dos vários directores artísticos e distinguidos elementos deste grupo, enquanto grandes impulsionadores deste Rancho de Ponta Delgada, como: Aires Manuel Moniz Ferreira, João António Lopes Vieira, Marina Martins Lopes Vieira, Georgina Natália Miranda Nunes, António Manuel de Amaral Feliciano, Hermínio Miranda e Hélder Faustino.