100 anos após o seu nascimento, recordemos Saramago - Golfinhos à vista

100 anos após o seu nascimento, recordemos Saramago - Golfinhos à vista
Fotografia: Tiago Canoso

E eis que seguimos para Albufeira. Aconselhamos a tirar um dia para ir ao parque temático Zoomarine, onde poderá ver diversos espectáculos, andar nas atracções e até nadar com os golfinhos. A partir de Albufeira existem diversas excursões de barco, que, dependendo da duração e do itinerário escolhido, podem incluir visitar algumas grutas, ver golfinhos, churrascos a bordo, entre outras actividades. E para petiscar ou beber um refresco numa quente tarde de verão, nada melhor que uma visita à marina.

Se tiver tempo de parar em Lagoa as grutas de Benagil merecem uma visita. Só se pode chegar de barco ou, para os mais atletas, a nado, mas a deslumbrante vista compensa.

Em Portimão existe um recife artificial único no mundo. É no barlavento algarvio que se localiza o Ocean Revival, um parque subaquático que conta com quatro navios da Armada Portuguesa afundados com o intuito de criar um recife artificial para os amantes de mergulho. São cada vez mais os turistas que escolhem o Algarve não apenas pelas suas praias, mas também pelas atracções que este proporciona.

E eis que chegamos a Sagres, a ponta mais a sudoeste de toda a Europa continental. Vamos visitar a magnífica fortaleza. A vista sobre o mar é de cortar a respiração. Inicialmente construída pelo infante D. Henrique, é datada do século XV e foi destruída e posteriormente reconstruída durante os séculos XVI a XVIII. Foi também aqui que o Infante D. Henrique instalou a famosa escola náutica e foi de Sagres que partiram os descobridores portugueses rumo à conquista do mundo. Esta vila piscatória é ainda um local pouco conhecido e com muito por explorar. Para quem quiser um local mais calmo, com as praias com menos gente e uma deslumbrante beleza natural, Sagres é o local ideal.

Antes de sairmos do Algarve não podemos deixar de provar alguns doces típicos como os famosos Dom Rodrigo.