Festa do Teatro em Setúbal
Setúbal, 18 de agosto (DICI) – A Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal assume-se como uma das principais referências artísticas da cidade, destacou esta tarde o vereador da Cultura da Câmara Municipal, Pedro Pina.
O evento de dez dias, organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova em parceria com o município, a decorrer até 27 de agosto, com cerimónia de abertura realizada hoje no Convento de Jesus ao som dos Delamotta, leva à cidade uma programação eclética com mais de três dezenas de eventos.
O vereador Pedro Pina afirmou que a Festa do Teatro, uma “referência fundamental no panorama artístico da cidade, que, ano após ano, ultrapassa fronteiras e traz a Setúbal pessoas de muitos pontos do mundo”, constitui-se como um momento de “partilha do saber, da arte e do engenho, que engrandece Setúbal”.
Neste sentido, o autarca reforçou que o município continua empenhado em valorizar o festival e em apoiar o teatro. “Temos orgulho, confiança e compromisso nesta parceria que ao longo dos anos tem teimado em dar vida a esta arte”, que, assinalou, “é a expressão artística mais antiga do mundo”.
Pedro Pina vincou que a Festa do Teatro representa o presente da cidade. “Acreditamos que o teatro pode e deve ser uma arma contra a banalidade do nosso tempo, de transgressão e de intervenção artística relevante, dado que é nesta esfera que encontra espaço para o questionamento, para a reflexão acerca do homem e da mulher, da vida e da morte.”
O diretor artístico do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, José Maria Dias, sublinhou que o certame mantém a determinação e energia de sempre, apesar das “dificuldades encontradas em montar o festival”, que, nesta edição, volta a ocupar vários espaços e equipamentos da cidade.
José Maria Dias anunciou duas alterações relevantes à programação, uma delas a necessidade de deslocalizar a blackbox do interior do pavilhão da Escola Secundária Sebastião da Gama para o exterior, mas, assegurou, “todas as condições de qualidade estão garantidas”.
O diretor artístico comunicou ainda um cancelamento de última hora, da companhia angolana Damba Maria, que amanhã, pelas 19h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, ia apresentar a peça “Heroínas sem Nome”.
A cerimónia de abertura, realizada nos claustros do Convento de Jesus, que contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, entre outras individualidades, incluiu um apontamento musical pelos Delamotta, projeto de João Mota, Renato Sousa, Gonçalo Mota e Bernardo Pereira.
Esta noite, às 22h00, realiza-se a primeira apresentação cénica da Festa do Teatro, com a Astro Fingido a trazer ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi “Mulheres Móveis”, uma viagem documental e ficcionada pelas histórias e memórias das carreteiras que transportavam os móveis à cabeça no concelho de Paredes.
O cartaz apresenta cinco estreias, entre as quais, pelo Grupo Cru, “Proibido Virar à Esquerda”, amanhã, às 22h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, pelo Ateliê de Ópera de Setúbal, “O Acampamento das Carmens”, domingo, também às 22h00, na Escola Secundária D. João II,
Outra das estreias nesta edição da Festa do Teatro sobe ao palco numa produção conjunta das companhias Os Cães do Mar e SejaDonodoSeuNariz, com “Amijik”, em cena a 24 de agosto com sessões às 19h00 e às 19h45 na Escola Secundária Sebastião da Gama.
As estreias no certame setubalense reservam mais duas peças, casos de “Noite – Homilia para um Perdão”, de Carla Madeira, às 19h00, e “Má Sorte”, por Buzico!Produções, Umcoletivo e CAE Portalegre, às 22h00, ambas no dia 26, na Escola Secundária Sebastião da Gama.
A XXIV Festa do Teatro contempla também uma Secção Oficial com 11 espetáculos, além da extensão de setembro, a Secção Off Mais Festa com nove apresentações, das quais quatro entram também a concurso, assim como uma mostra de curtas-metragens, três concertos e conversas com o tema central “Uma lente para o futuro”.
O certame, este ano com uma página dedicada, em https://festadoteatro.pt/2022, tem bilhetes a oito euros para o público em geral e a seis euros para estudantes, desempregados, menores de 25 anos, maiores de 65 e profissionais do setor, no caso dos espetáculos da Secção Oficial.
Do programa da Festa do teatro constam ainda várias apresentações realizadas no âmbito da Secção Mais Festa, as quais são de entrada livre, podendo ser solicitada ao público uma gratificação solidária – “ao chapéu” – para os artistas ou intervenientes dos espetáculos.
Para os eventos no Fórum Luísa Todi funciona a bilheteira da sala, o endereço bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt e o telefone 265 522 127, enquanto para os restantes espetáculos, bilhetes e informações podem ser conseguidos através do endereço bilheteira@festadoteatro.pt ou dos telefones 932 570 979 e 925 436 516.
Os bilhetes podem ser adquiridos presencialmente na Escola Secundária Sebastião da Gama, através da entrada pela Avenida Mariano de Carvalho, a partir das 18h00 e até uma hora antes dos espetáculos, e, no dia 21, às 21h00, apenas na Escola Secundária D. João II.