Exposição Quem és tu?, do Teatro Nacional D. Maria II

Exposição Quem és tu?, do Teatro Nacional D. Maria II
Foto: ©Arquivo Municipal de Lisboa. Colecção Jornal Diário de Notícias
Exposição Quem és tu?, do Teatro Nacional D. Maria II

Foto 2: ©Exposição Quem és tu (Águeda)_JoãoVersosRoldão_2023

 

Exposição Quem és tu?, do D. Maria II, em Amarante e Barcelos

 

Depois de ter percorrido 8 concelhos do país em 2023, a exposição, com curadoria de Tiago Bartolomeu Costa, chega a Amarante e Barcelos no primeiro trimestre de 2024. Seguir-se-á depois uma temporada em Lisboa, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, de 6 de Junho a 29 de Dezembro.

A inauguração na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante, aconteceu no sábado, dia 13 de Janeiro.

Depois de ter percorrido 8 concelhos de Portugal continental e Ilhas, desde Março de 2023, a exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país, com curadoria de Tiago Bartolomeu Costa, inaugurou-se em Amarante no dia 13 de Janeiro, onde ficou patente até dia 3 de Fevereiro. Segue-se depois uma temporada em Barcelos, de 9 de Fevereiro a 2 de Março, e um período de quase sete meses em Lisboa, de 6 de Junho a 29 de Dezembro.

 

Uma exposição do Teatro Nacional D. Maria II, desenvolvida em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e o Museu Nacional do Teatro e da Dança, Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país estabelece ligações entre a prática artística e o seu contexto político e social, acompanhando a história do Teatro ao longo de quase 100 anos, desde 1929 até à actualidade.

 

A concessão do Teatro Nacional D. Maria II à Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro acompanhou 45 dos 48 anos da ditadura do Estado Novo. Nesse período, o teatro português desenvolveu-se, afirmou-se e definiu-se na relação com o regime. Recuperando a relação da companhia Rey Colaço-Robles Monteiro com o território nacional, esta exposição pensa as relações entre os espectáculos apresentados e as diferentes camadas de representação (do país, da sociedade, do teatro e dos regimes políticos), potenciando a percepção pública de uma certa ideia de (e para o) teatro nacional, tanto enquanto edifício, como na sua missão.

 

A partir de materiais documentais – figurinos e trajes, fotografias, registos sonoros e audiovisuais, programas, objectos de cena, imprensa –, produz-se um comentário crítico à história social e política que o país construiu, observando a permeabilidade e a resistência do teatro a essas realidades.

 

A inauguração em Amarante teve lugar na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, dia 13 de Janeiro, às 16h, seguida de uma visita guiada com o curador, Tiago Bartolomeu Costa. Da programação da exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país, em Amarante, faz-se ainda parte outras visitas guiadas, uma oficina para famílias, no dia 27 de Janeiro, com coordenação de Vera Santos, e um debate em torno do tema “As mulheres e o teatro, das Cartas Portuguesas a Agustina”, com a participação de Carlos Pimenta e Marinela Freitas e moderação de Tiago Bartolomeu Costa.

 

Depois de Amarante, foi a vez de Barcelos e Lisboa conhecerem esta exposição, integrada no projecto Odisseia Nacional, do Teatro Nacional D. Maria II. Em 2024, foi também lançado um catálogo desta mostra, numa edição TNDM II/Bicho-do-Mato (coleção “Estudos”), com coordenação de Tiago Bartolomeu Costa, que deu conta de um período da história do D. Maria II, traçando paralelismos com a realidade política e social do país, à época.

  

Mais informações sobre a exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país aqui.