Exposição de Fotografia retrata acampamento cigano em Viana do Castelo

Exposição de Fotografia retrata acampamento cigano em Viana do Castelo

“Do ficar: acampamento” é o título da exposição de fotografia e do livro da autoria de João Gigante, que a Oficina de Fotografia da Associação AO NORTE apresentou, no passado dia 20 de novembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo. Este projecto mostra um olhar sobre a etnia cigana no acampamento de Darque, um encontro entre o autor e quem este fotografa, um olhar que se faz compreender pela observação do quotidiano. Pretende, muito mais do que fazer uma descrição objectiva das pessoas que lá vivem, trabalhar o dia-a-dia e a subjectividade da plasticidade imagética encontrada. Trabalhar em torno das crenças, da música e da forma de vida desta comunidade: o hoje.

O livro, com o mesmo nome da exposição, quebra a efemeridade do acto expositivo e deixa prevalecer um objecto que deixa uma marca nesta viagem social e autoral. Segundo o autor, “Este projecto fotográfico pretende desenhar-se sobre camadas de um real imaginado, descrito e inscrito nestas fotografias. O seu início surge pela vontade de compreender e documentar um determinado lugar. Situado em Darque, este acampamento cigano é a origem de todo o processo de trabalho, da linha que conduz o livro e que nos faz atravessar as vidas destas pessoas. Fascinava-me a dúvida: o que estaria por detrás daqueles muros (quase ausentes em forma)?

Existia também a vontade de conhecer novos quotidianos e de os ver acontecer. Foi assim que conheci o Daniel. Fotografar: gesto que me leva a traduzir aquilo que vejo e sigo nestes dois anos de projecto – (a)condiciona num plano pessoal aquilo que identifico perante um vazio consciente, um desmentir de uma verdade que desconhecia ou desconheço. Paradoxos, metáforas e realidades. Interessava-me, a partir do primeiro momento de contacto, aproximar-me da comunidade e levar o meu real para dentro dos carreiros e das árvores que acolhem estes corpos”.

O autor, João Gigante, é licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes do Porto e realizou o Mestrado em Comunicação Audiovisual (Fotografia) na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Mantém o seu percurso entre a prática das artes plásticas, tendo exposto o seu trabalho em diversas exposições. O seu trabalho complementa as diferentes áreas de actuação plástica, como a fotografia, o vídeo, a sonoplastia, a instalação e o desenho. Desenvolve também projectos de cariz musical onde se destaca o projecto PHOLE. É também, fundador e director da Revista PARASITA (com Hugo Soares). Actualmente é docente na área do audiovisual (área científica de Artes, Design e Humanidades) na Escola Superior de Educação do IPVC.

O projecto “Do ficar: acampamento” foi produzido pela Oficina de Fotografia da Associação AO NORTE com o apoio do Fundo do Fomento Cultural e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A Oficina de Fotografia é uma vertente de trabalho da AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual, que procura explorar as potencialidades da arte fotográfica enquanto veículo de expressão pessoal e instrumento de preservação da identidade cultural.

A exposição estará patente no rés-do-chão dos Paços do Concelho de Viana do Castelo até ao dia 13 de Dezembro.