Exposição “Cruzes” de Martinho Dias na Galeria Municipal de Arte

Exposição “Cruzes” de Martinho Dias na Galeria Municipal de Arte
Fotografia: D.R.

“Cruzes”, de Martinho Dias, é o tema da exposição que abre no sábado, 22 de Abril, às 16h30, na Galeria Municipal de Arte. A iniciativa está inserida na programação cultural da Festa das Cruzes, que, de resto, serviu de inspiração para esta mostra que apresentará Cruzes um conjunto de obras recentes deste consagrado artista. Martinho Dias, cujas narrativas se inspiram e ampliam a partir de alguns dos aspectos da sua cultura.
A exposição, que vai estar patente até 17 de Junho, poderá ser vista de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h00.

Sobre o autor                                                                                      

Martinho Dias foi professor de Artes Visuais até 2009, ano em que passou a dedicar-se inteiramente à actividade artística. Ilustrou diversos livros de literatura infanto-juvenil tendo participado, em 2003, na Bienal de Ilustração de Bratislava. O seu trabalho integra diversas colecções e tem sido mostrado regularmente em Portugal e no estrangeiro, em exposições individuais e colectivas, bienais, simpósios e feiras de arte. Em 1999, é um dos representantes de Portugal no concurso “The Winsor & Newton Worldwide Millennium Painting Competition”, com exposição em Londres, Estocolmo e Nova Iorque. Entre 2003 e 2005, realiza a obra fotográfca “Two Parts Invention”, em parceria com o artista e compositor alemão, Peter Ablinger, que viria a ser mostrada pela primeira vez em 2008, na exposição “arte x arte - Bogotá08”, Colômbia. Em 2005, participa em “Imagens Projectadas # instalações sonoras”, Lisboa, numa organização do escritor e crítico musical Rui Paes.

Dos seus projetos “Pinturas Escritas” e mais tarde “Pangea”, contou com a participação de, entre outros, António Victorino D’Almeida, Eurico Carrapatoso, Amélia Muge, Kepa Junkera, Bruce Gertz, Robert Rich, Gianluigi Trovesi, o artista e performer italiano Alzek Misheff, para além de Peter Ablinger e Pauline Oliveros.

Em 2006, Martinho Dias faz a sua primeira exposição individual no Brasil-Salvador, na Galeria Cañizares. Em 2007 vence (exequo) o 1º Prémio“Corpo em Expressão”, pelo Espaço Servartes, Porto e participa na ArtMADRID, pela Galeria António Prates. Em 2011, participa na ART PARIS, Grand Palais, pela Saatchi Art.
Em 2012, recebe do Município da Trofa, a “Medalha de Mérito Cultural” e é convidado a representar Portugal no “10º Simpósio Artístico Internacional”, em Saarbrücken, na Alemanha. Ainda no mesmo ano, o curador Chenoa Solis destaca o seu trabalho na rubrica semanal da Saatchi Art Gallery, de Londres. Entre 2013 e 2017, participa como convidado na bienal internacional “Isola dei Colori”, Sardenha – Itália. Em 2014, a sua primeira obra em vídeo, PANGEA, (50’) estreia-se na bienal SCHOK’2014, na Holanda, a convite do seu director, Jaap Borgers. No ano seguinte é convidado pela Artkate Galerie, Berlim, a participar na exposição ATTITUDES.

A propósito da exposição individual “Martinho Dias: 005015”, no Museu Municipal de Espinho, 2015, é convidado pelo escritor Valter Hugo Mãe para o seu programa na Porto Canal. É convidado para a rubrica “Inside the Studio”, da Saatchi Art, Londres, e participa na “ART MARKET: BUDAPEST”, pela Léna and Roselly Gallery, Hungria. No mesmo ano, a Galeria MAC, Lisboa, atribui-lhe os prémios “MAC’2015 Hilário Teixeira Lopes”, e em 2018, o “Prémio MAC’ 2018 Prestígio”. Em 2016, a revista BER – Blue Earth Review, Minnesota State University, EUA, publica um conjunto de trabalhos seus. Nesse mesmo ano o Município de VN Famalicão convida Martinho Dias para o projecto “Artista no Município” que culminou com a exposição “A Corja”, na Casa das Artes. Em 2017, expõe “aeroPORTO”, no Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto. Em 2018, participa na exposição “Amadeo”, comemorativa do centenário da morte de Amadeo de Souza-Cardoso, no Museu Municipal de Espinho. Em 2020, mostra a exposição “Penas”, no Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha. No mesmo ano, Martinho Dias é convidado por Stella Jurgen para o seu programa televisivo “Stella’s Studio”, na Camões TV, Toronto, e é entrevistado pela Revista RUA, “Martinho Dias - a arte como motivo de prazer”. É ainda convidado a intervir na bienal SCHOK’2020, na Holanda e a integrar a residência artística “Maison de l’ Artiste” – Piazza Armerina, Itália. Ambas as actividades acabariam por ser canceladas devido à COVID-19.