Exposição “A Verdade Dói” alerta para a violência doméstica

Exposição “A Verdade Dói” alerta para a violência doméstica
Fotografia: D.R.

Até 31 de Março, o Cine-Teatro S. João, em Palmela, acolhe a Exposição do Museu do Calçado de São João da Madeira “A Verdade Dói”, que pretende alertar consciências sobre o tema da violência doméstica. A mostra dá voz a 28 mulheres, que são o reflexo de muitas outras que vivem ou viveram este flagelo, apresentando 28 pares de sapatos vermelhos e testemunhos na primeira pessoa.

Integrada no programa comemorativo que o Município de Palmela e parceiros locais estão a promover ao longo deste mês para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de Março), a Exposição foi inaugurada no dia 7 de Março, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira.

«Não devemos ignorar a violência doméstica, ela existe mesmo», alertou o Presidente do Município de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro. Actualmente, a divulgação através da comunicação social «dá outra expressão aos números e aos factos» e, por isso, «é também necessário tratar estas questões de uma outra forma», considera. Álvaro Balseiro Amaro agradeceu a presença e a colaboração do Município de São João da Madeira.

Também Jorge Vultos Sequeira agradeceu o convite e a confiança depositada no Município de São João da Madeira. O Presidente explicou que esta Exposição foi concebida no quadro da responsabilidade social do Museu do Calçado e concorda que «é necessário ainda hoje falar dos direitos da mulher». «A violência doméstica, em mais de 90% dos casos, atinge ainda hoje as mulheres e é um flagelo», alertou. Por isso, considera que «os municípios têm um papel muito importante, que é mudar esta mentalidade, sobretudo nas gerações mais novas, e fomentar a cultura de igualdade».

O momento de inauguração contou ainda com uma visita guiada à Exposição. Com entrada gratuita, “A Verdade Dói” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h30. De 4 de Abril a 4 de Maio, vai estar patente no Mercado Municipal de Pinhal Novo, onde vai poder ser visitada das 7h30 às 18h00, nos dias úteis, e das 7h30 às 13h30, nos restantes dias.