Lousã recebe o 12º Festival Marionetas ao Centro

Lousã recebe o 12º Festival Marionetas ao Centro
Fotografia: D.R.

De 22 a 29 de Outubro de 2022, a Lousã acolhe a 12ª edição do festival “Marionetas ao Centro”, uma parceria da Câmara Municipal da Lousã, com programação e produção executiva da Associação Marimbondo. Haverá programação para todas as faixas etárias, com espetáculos e animações para público em geral e espetáculos e oficinas de construção para as escolas.

Assim no dia 22 às 11h, o festival abre no Mercado Municipal da Lousã, com “Passeio das Ilusões”, trazido pela companhia Errabundo Pelele de Burgos, Espanha. Às 21h30 do mesmo dia, a companhia Lalao & Pelele, apresenta no Momo – Museu do Circo o espetáculo para toda a família “Por qué viajan las Maletas?”.

Durante a semana, a programação será para as diversas escolas do concelho. Os Jardins de Infância poderão assistir à peça “Tatá e Totá, uma História de Ratos”, executada pela companhia Algazarra Marionetas, de Lisboa.

O 1º Ciclo verá a peça “No Conto da Raposa”, a cargo da Historioscópio, do Porto.

As oficinas de construção de fantoches, para o 2º Ciclo, serão lecionadas por Leonor Bandeira.

O festival encerrará no dia 29 de Outubro às 21h30, de novo no Momo – Museu do Circo, com o espetáculo com música ao vivo, “Voa, Vladimir, Voa” de Trulé e Nuno do Ó, de Évora.

Inserido na programação do festival estará patente na Biblioteca Municipal da Lousã, de 21 de Outubro a 5 de Novembro de 2022, a exposição de cartazes das edições anteriores do festival.

 

Espetáculo abertura, público em geral

“Por qué Viajan las Maletas?”, pela companhia Lalao & Pelele Compañía de Títeres Errantes, Burgos.

Uma viagem acompanhada de malas cheias de objetos e memorias, onde os quilómetros percorridos significam algo mais que um simples caminho. Quatro malas, quatro histórias entrelaçadas que exploram os pontos cardinais do espaço, do tempo, o conflito, as relações e os objetos com memórias entre si.

A “Compañía de Títeres Errantes” nasceu no ano de 2011 pelas mãos de Roberto Alonso Gil (Burgos, 1977). Atualmente com sede no Centro de Creación Escénica de Burgos dedica-se ao teatro de rua, teatro de marionetas, construção de marionetas, cenografia, realização de cursos de construção de marionetas, eventos culturais, bem como variadíssimos projetos de animação e publicidade.

Desde o ano de 2009 apresentou os seus espetáculos por Espanha, França, Bélgica, México, Guatemala, El Salvador e Costa Rica, participando em numerosos festivais, feiras de teatro e encontros tanto nacionais como internacionais de reconhecido prestígio.

 

Espectáculos 1º Ciclo

4 sessões do espetáculo “No Conto da Raposa” a cargo da companhia Historioscópio, Porto.

 ”No Conto da Raposa” é uma antologia de contos com inspiração na tradição oral portuguesa, protagonizados pela personagem da Raposa, o mais astuto dos animais. O espetáculo alterna entre o contador de histórias e o teatro de fantoches, ao estilo do tradicional. Celebra os saberes antigos da cultura popular, em divertidas histórias rítmicas e atuais. Este espetáculo conta com várias referências dentre as quais: “Romance da Raposa”, de Aquilino Ribeiro, as fábulas de Esopo e o famoso conjunto de histórias medieval “Romance de Renart”, que certamente inspiraram as versões contadas e recontadas durante gerações.

Historioscópio - Teatro de Marionetas é um projeto direcionado sobretudo ao público infantil e familiar. Servindo-se do potencial expressivo e dramatúrgico do teatro de marionetas, o repertório de espetáculos e oficinas criativas da companhia tem como foco estimular a imaginação e liberdade de pensamento sobre temas sociais, históricos e preocupações ambientais, valorizando uma forte relação de proximidade com o espetador. 

 

Espectáculos Jardins de Infância

5 sessões do espectáculo “Tátá e Tótó, uma História de Ratos” a cargo da companhia Algazarra, Lisboa.

Tatá encontrou um tesouro, o que desperta a cobiça dos outros animais. Todos pretendem casar com ela, mas só Totó dá valor ao verdadeiro achado de Tatá: um livro de histórias. Esta peça fala de livros, de bibliotecas, da importância de ler e ouvir histórias. O maior tesouro do mundo são os livros e a verdadeira riqueza é a de ler. Baseada em histórias de Esopo, acaba com um poema de Alberto Caeiro. Vamos poder ver e ouvir as histórias O Rato do Campo e o Rato da Cidade e O Rato e a Ratoeira, histórias conhecidas de todos onde o herói é sempre um ratinho.

A Associação Cultural Marionetas em Algazarra dedica a sua atividade à criação, produção e realização de programas de Teatro e Marionetas promovendo espetáculos e ateliês nas diversas áreas das artes cénicas. Trabalha na formação de novos públicos através da realização de espetáculos vocacionados para todos, com o objetivo de despertar a sensibilidade artística dos espetadores, motivando-os a reconhecer o Teatro como meio integrante da sociedade. A estreia da peça Crokorócódilo, original de Carlos Lança, aconteceu no Museu da Marioneta em Lisboa e marcou o início da Companhia em 2002.

 

Oficina de Construção de Fantoches

4 sessões de oficinas para o 2º ciclo

A cargo de Leonor Bandeira (Ovar), que desde 2003 assina as marionetas, cenários e adereços da companhia Partículas Elementares.

  

Espetáculo encerramento, público em geral

“Voa Vladimir, Voa”, pela companhia Trulé, Évora.

O espetáculo "Voa Vladimir, Voa" pretende homenagear a memória de Vladimir Zakharov, marionetista russo criador da técnica das marionetas de pulso.

Manuel Costa Dias, mestre marionetista de várias décadas, dedicou todo o seu percurso profissional às diversas técnicas de marionetas. Neste espetáculo é acompanhado pela música ao vivo de Nuno do Ó.