Conferência «Dinossáurios e o Monumento Natural da Pedreira do Galinha» na BMGPL
Por ocasião do Dia Mundial da Terra, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) recebe, no dia 21 de Abril a partir das 10h30, a conferência «Dinossáurios e o Monumento Natural da Pedreira do Galinha» com Galopim de Carvalho, numa iniciativa de entrada livre direccionada à comunidade escolar e ao público em geral.
Galopim de Carvalho é geólogo e um dos grandes divulgadores de ciência em Portugal. Nasceu a 11 de Agosto de 1931 (91 anos) em Évora. É Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e um dos geólogos mais conhecidos de Portugal. Escreveu livros didácticos e de divulgação, destacando-se a «Morfogénese e Sedimentogénese» (1996), «Petrogénese e Orogénese» (1997) e «Introdução à Cristalografia e Mineralogia» (1997).
Publicou diversos trabalhos e artigos científicos em revistas nacionais e internacionais das diversas especialidades em que desenvolveu investigação. Conhecido como “avô dos dinossauros”, foi director do Museu Geológico e o Museu Nacional de História Natural. Em sua homenagem o Museu do Quartzo em Viseu, é oficialmente designado por Centro de Interpretação Galopim de Carvalho. Em 2018 foi-lhe atribuído o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Évora.
O Monumento Natural das Pegadas dos Dinossauros, também conhecido por Pedreira do Galinha, foi descoberto a 4 de Julho de 1994, no local de uma antiga pedreira. Esta jazida paleontológica de 60 000 m2 situa-se no flanco oriental da Serra d’Aire, a cerca de 16 km da cidade de Torres Novas. Com extensos trilhos de dinossauros contendo várias centenas de pegadas, e com marcas na laje de calcário do Jurássico Médio que ascendem a 175 milhões de anos, este monumento é considerado o mais extenso e um dos mais antigos registos de rastos de pegadas deixadas por saurópodes.