Fauna invernante do concelho de Lousada

Fauna invernante do concelho de Lousada

O tempo frio e húmido pode ser considerado desagradável para muitas pessoas, porém, para os aficionados da natureza, traz inúmeras observações imperdíveis. As primeiras chuvas de Outono são a melhor época do ano para a observação de anfíbios, por exemplo. Neste período, muitas espécies dirigem-se às massas de água para se reproduzirem, o que se pode estender até à Primavera.

A atenção é chamada, por exemplo, para os anfíbios. Estes Outonos, nas micro-reservas de Lousada, foram observados alguns indivíduos de salamandra-de-pintas-amarelas e de tritão-de-ventre-laranja com eritrismo, ou seja, uma condição genética relativamente rara que resulta numa excessiva pigmentação avermelhada.

No que respeita às aves, o Outono trouxe os migradores de passagem, como o papa-moscas-preto ou o taralhão. A melhoria ecológica das galerias ripícolas e florestas do concelho parece também estar relacionada com a maior regularidade na observação de aves invernantes, como o dom-fafe, o lugre e, mais recentemente, o tentilhão-montês.