Coliseu Porto Ageas vai prestar tributo à filarmonia portuguesa

Coliseu Porto Ageas vai prestar tributo à filarmonia portuguesa

O próximo Concerto Promenade do Coliseu Porto Ageas, domingo, 10 de Abril, às 11h00, vai ser um tributo à filarmonia, com o concerto "Arco-íris". A Banda Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Francisco Ferreira, irá interpretar um programa exclusivamente feito de obras de compositores portugueses de diferentes gerações - uma delas em estreia absoluta.

Para esta ocasião, o maestro e compositor Ilídio Costa escreveu uma Marcha intitulada “Banda Sinfónica Portuguesa - Tributo à Filarmonia”, dedicada a esta instituição, em reconhecimento pelo seu trabalho ao longo dos anos. Será esta a obra que se escutará em concerto pela primeira vez.

Outro dos destaques do concerto será “Arco-íris”, de Duarte Pestana (1911-1974), uma Fantasia que se tornou numa obra central do repertório para Banda em Portugal devido à qualidade da sua construção musical que visita vários ambientes, das melodias populares portuguesas, à linguagem do jazz.

“Navegar, navegar” do cantautor Fausto Bordalo Dias, com arranjo do maestro e compositor Jorge Salgueiro, “Feira de Maio - Paso Doble”, do jovem compositor Nelson Jesus, e “Rapsódia Hilariana”, do capitão, maestro e compositor João Carlos de Sousa Morais (1860-1919), completam o programa.

Paralelamente, serão homenageadas algumas personalidades histórias da filarmonia portuguesa, desde compositores e maestros até instrumentistas que passaram por orquestras históricas e emblemáticas como a Orquestra Sinfónica da RDP Porto, Orquestra do Norte, músicos militares do exército, da Guarda Nacional Republicana, mas também professores de Conservatórios e Academias que desenvolveram um trabalho notável nas bandas filarmónicas de referência do norte do país.

As bandas filarmónicas desempenham um papel fundamental na preservação, divulgação e formação musical, bem como na dinamização da vida cultural das suas comunidades, de norte a sul do país.