Ciclo de debates “Uma questão de Ética”: o planeta precisa de uma só saúde?

Ciclo de debates “Uma questão de Ética”: o planeta precisa de uma só saúde?
Fotografia: D.R.

O ciclo de outono dos debates “Uma questão de Ética” está de regresso ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, já na próxima semana. Quinta-feira, dia 27 de outubro, das 18.00 às 19.30, um painel de especialistas debate com o público no Auditório José Mariano Gago o conceito “One Health – Uma Só Saúde”.

O que significa este conceito? Quais os princípios éticos que o suportam e quais as consequências éticas de o levar à prática? E será consensual? Precisamos mesmo desta abordagem para ter uma melhor saúde?

São convidados Jorge Marques da Silva (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), Ricardo Santos (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) e Maria José Varandas (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa), que irão discutir abordagens para uma melhor saúde e as suas consequências éticas.

Os encontros “Uma questão de Ética” são uma iniciativa da Ciência Viva e do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Em 2022, estes encontros têm dois ciclos de debates, na primavera (dedicado à cidadania digital) e no outono. Decorrem no Pavilhão do Conhecimento, com transmissão online na página da Ciência Viva.

Oradores convidados

Jorge Marques da Silva 

Licenciado em Biologia Vegetal Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é doutor em Biologia (Fisiologia e Bioquímica) pela Universidade de Lisboa. Professor Auxiliar no Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências, integrando igualmente o Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) e docente responsável pela disciplina de Bioética. Presidente da Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal.

Ricardo Santos

Biólogo. Investigador no Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e no Laboratório Associado TERRA – um laboratório para a sustentabilidade do uso do solo e dos serviços dos ecossistemas. Membro associado do Human-Animal Studies Hub do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Integra ainda o Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa.

Maria José Varandas

Doutorada e mestre em Filosofia, no ramo de especialização de Filosofia da Natureza e do Ambiente, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Membro do Centro de Filosofia da FLUL. Presidente da Sociedade de Ética Ambiental. Autora de vários artigos e livros na área da ética ambiental. Coordenadora da antologia Éticas e Políticas Ambientais, com Cristina Beckert.

Maria do Céu Patrão Neves 

Professora Catedrática de Ética, Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Vice-Presidente do European Group of Ethics in Science and New Technologies e perita em Ética da Comissão Europeia. Autora/coordenadora de 36 livros, entre os quais a colecção em 12 volumes dedicada à Ética Aplicada (2016-2018), e o Dictionary of Global Bioethics, com Henk ten Have (2021).