Ciclo Caryl Churchill chega ao Teatro Nacional D. Maria II com duas estreias

Ciclo Caryl Churchill chega ao Teatro Nacional D. Maria II com duas estreias

No dia 20 de Maio estreiam, no Teatro Nacional D. Maria II, Top Girls e Distante, dois espectáculos que formam o 'Ciclo Caryl Churchill'.

De 20 de Maio a 5 de Junho, estreia, na Sala Garrett, Top Girls, com direcção de Cristina Carvalhal. Top Girls é um espectáculo que resgata ao silêncio um grupo de mulheres notáveis que a História raramente refere. Em cena, as actrizes Alice Azevedo, Beatriz Brás, Jani Zhao, Nádia Yracema, Sandra Faleiro, Sara Carinhas e Sílvia Filipe dão corpo a dezasseis personagens.

A partir de uma colagem de cenas aparentemente distintas, Top Girls traça o percurso da ascensão ao poder de uma “mulher de sucesso” contemporânea, olhando para uma sociedade estruturalmente patriarcal, onde questões de raça, género e classe ganham nova pertinência no período que agora atravessamos.

Já na Sala Estúdio, de 20 de Maio a 6 de Junho, será possível assistir a Distante, numa criação de Teresa Coutinho. Um texto que retrata uma sociedade consumida pelo medo, com rasgos de humor surrealista e visionarismo, em Distante a fronteira entre a verdade e a mentira esbate-se, ao ponto de nunca serem dadas ao leitor as pistas necessárias para aferir que grau de consciência é o das personagens.

Nesta encenação, com interpretação de Inês Dias, Inês Vaz, Maria João Vaz, Nuno Pinheiro, Tânia Alves e Tanya Ruivo (em vídeo), exploram-se as fronteiras ténues dos binómios bem e mal, certo e errado, verdadeiro ou falso. Distante incentiva uma reflexão sobre o controlo do Outro pelo Medo e sobre a ingerência do Poder naquilo que são as liberdades individuais de cada um e das quais, mais facilmente do que se imaginava, abdicamos.

O Ciclo Caryl Churchill, composto pelos espectáculos Top Girls e Distante, pode ser visto no D. Maria II a partir de 20 de Maio, simultaneamente na Sala Garrett e na Sala Estúdio.