Café com letras com Maria do Rosário Pedreira e Aldina Duarte

Café com letras com Maria do Rosário Pedreira e Aldina Duarte
Fotografia: D.R.

A escritora Maria do Rosário Pedreira e a fadista, e também autora, Aldina Duarte são as convidadas da próxima sessão do “Café com Letras”, que terá lugar no dia 24 de Fevereiro, às 21H30, na Biblioteca Municipal de Algés. A moderação estará a cargo de Ana Daniela Soares.

O Café com Letras, um projecto da Câmara Municipal de Oeiras, pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de língua portuguesa e estrangeira e o seu público.

Maria do Rosário Pedreira nasceu em Lisboa em 1959. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas. Depois de uma breve passagem pelo ensino, que a influenciou a escrever para jovens, ingressou na carreira editorial, sendo hoje editora de literatura portuguesa. É sobretudo conhecida como poeta, tendo publicado quatro livros, coligidos na sua “Poesia Reunida”. É autora de letras para fado e canções e publicou uma biografia de Amália Rodrigues para crianças. Tem um blogue dedicado aos livros e à edição, “Horas Extraordinárias”, que mantém desde 2010. O seu mais recente livro “Esse Fado Vaidoso”, escrito em parceria com a fadista Aldina Duarte, é uma antologia da poesia transcrita para o novo fado, desde os escritores medievais até aos contemporâneos.

Aldina Duarte nasceu em 1967. É reconhecida como uma das grandes vozes actuais do Fado, pela personalidade artística inconfundível e singular capacidade interpretativa. A paixão pela literatura leva-a a uma escolha cuidadosa dos poemas que interpreta, sendo ela própria autora de muitas das suas letras, além de escrever para fadistas da nova geração. A discografia de Aldina Duarte inclui os álbuns “Apenas o Amor” (2004), “Crua “(2006), “Mulheres ao Espelho” (2008), “Contos de Fados” (2011), “Romance(s)” (2015), “Quando Se Ama Loucamente” (2017),

“Roubados” (2019) e o mais recente “Tudo Recomeça” (2022), surpreendente reinvenção de

alguns dos fados tradicionais mais marcantes na história dos seus concertos. É coautora do livro “Esse Fado Vaidoso”.

_ Tal como as sessões anteriores também esta será transmitida em directo, da Biblioteca Municipal de Oeiras no Facebook do Município de Oeiras.