Actividades agendadas para Julho no Museu da Amadora

Actividades agendadas para Julho no Museu da Amadora
Fotografia: D.R.

No decurso do mês de Julho, o Museu da Amadora, que integra, além do Núcleo Museológico do Casal da Falagueira – núcleo sede e do Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque, também o Núcleo Museológico do Moinho do Penedo, as Reservas Culturais e a Casa Roque Gameiro, irá promover diversas iniciativas:

- 3 a 31 de Julho (2ª a 6ª) | Visita a escavação arqueológica

Horário: 10h00 às 12h00 e as 14h00 às 15h30

Destina-se a todos os interessados nestas matérias

Local: Sítio romano do Moinho do Castelinho (3 a 14 de Julho) e Villa romana da Quinta da Bolacha (17 a 31 de Julho)

Não necessita inscrição

 

- 29 Julho (sábado) | Visita orientada

Visita orientada à exposição “Amadora romana – viver no ager de Olisipo” e sítios arqueológicos da Villa romana da Quinta da Bolacha e Moinho do Castelinho.

Venha conhecer as últimas novidades arqueológicas postas a descoberto durante as campanhas levadas a cabo em 2023, pela equipa do Museu da Amadora.

Horário: 10h00 às 12h30

Destina-se a famílias e participantes individuais

Ponto de encontro: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

- 3.ª a domingo | Exposição "Amadora romana – Viver no Ager de Olisipo" – Patente até 5 de maiô de 2024

Esta exposição pretende, através de uma viagem à época romana, mostrar a riqueza dos vestígios encontrados, nos trabalhos arqueológicos realizados na Amadora ao longo dos anos, explorando as formas de vida daqueles que aqui habitaram em época romana

Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Entrada paga | Gratuito ao sábado de manhã, estudantes, até aos 18 anos e maiores de 60

- 3.ª a domingo | Exposição Temporária "Alfredo Roque Gameiro: a arte como obra e vida" – Patente até 23 de Julho

A exposição “Alfredo Roque Gameiro: a arte como obra e vida” fala do artista e do modo como a arte moldou a sua existência. Conduz-nos, numa viagem, pelos percursos seguidos por Roque Gameiro, que o levaram de Minde a Lisboa, passando por Leipzig, Paris, Praga e Amadora. O artista e professor, portador de uma visão e criador de um acto responsável que o compromete perante a sociedade, atribuindo à arte uma função importante como factor de conhecimento e elemento construtor de uma memória coletiva.

Local: Casa Roque Gameiro

Entrada livre

- Ano lectivo 2022/2023 | "Museu em Acção” e “Venha conhecer os cantos à Casa"

Realização de oficinas diversas.

Visitas orientadas: Necrópole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, Núcleo Museológico do Casal da Falagueira, Núcleo Museológico do Moinho do Penedo e Casa Roque Gameiro

Horário: De 3.ª a 6.ª, às 10h00 e às 14h30

Destina-se a escolas e grupos organizados

Actividades são gratuitas, excepto as indicadas, e necessitam inscrição prévia por email (museu@cm-amadora.pt) ou por telefone (214 369 090).

Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.

As inscrições devem ser feitas até 48 horas da data da sua realização, ou conforme indicado. As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição noutras actividades.

Toda a programação e horários podem sofrer alterações sem aviso prévio. Para mais informações é favor contactar pelo email: museu@cm-amadora.pt ou telefone: 214 369 090