A Câmara Municipal de Sintra promove o Prémio Literário Ferreira de Castro de Ficção Narrativa com o objectivo de estimular a criação literária e em homenagem ao grande romancista e autor cosmopolita, que escolheu a vila de Sintra para escrever uma significativa parte da obra e à qual também legou o seu espólio e o seu corpo.
O Prémio de Ficção narrativa (romance, novela e conto), destina-se a todos os autores nacionais, cidadãos de países de língua oficial portuguesa, cidadãos comunitários e a cidadãos estrangeiros com situação regularizada de permanência em Portugal. As obras terão de ser inéditas e estar escritas em português.
O prémio a atribuír tem o valor de cinco mil euros e a edição da obra pela Câmara Municipal de Sintra. A cerimónia de atribuição é pública e acontece em data e lugar a indicar oportunamente.
O júri, de três elementos, será composto por representantes da Câmara Municipal de Sintra, da Associação Portuguesa de Escritores e do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários, que deliberará no prazo de 50 dias úteis após a data limite de entrega dos originais, de acordo com os critérios de avaliação decididos livremente pelo colectivo.
Devem ser disponiblizadas três unidades dos originais, os quais terão de cumprir um limite de 350 páginas com interlineação a dois espaços e ser entregues sob pseudónimo juntamente com um envelope fechado contendo a identidade e contactos do autor. As obras devem ainda ser enviados ou entregues, até dia 30 de Junho de 2020 (a receção da obra findo o prazo só será validada se data do carimbo dos CTT for anterior ou igual a 30 de Junho).