A vila de circo está de volta a Arcozelo

A vila de circo está de volta a Arcozelo
Fotografia: D.R.

O circo contemporâneo volta a ser o actor principal do Cupula Circus Village Festival, que regressa a Arcozelo, em Vila Nova de Gaia, entre os dias 16 e 18 de Setembro. Organizado pelo INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo em parceria com a Junta de Freguesia de Arcozelo, este festival à beira-mar oferece uma programação para vários públicos, entre espectáculos de circo e música, concertos, masterclasses, uma conferência, uma exposição de fotografia e um atelier para famílias. Todas as actividades são de entrada gratuita.

O programa assenta na apresentação de espectáculos de circo em tenda e palcos alternativos da vila, onde serão realizadas as principais actividades de desenvolvimento de públicos. Durante o período do festival, Arcozelo transforma-se num centro cultural e artístico comum à oferta de circo contemporâneo nas suas várias vertentes.

Nesta quarta edição, a organização optou por uma programação diversificada com artistas nacionais e internacionais, incluindo companhias de referência e artistas emergentes a actuar em território português.

O INAC é uma plataforma dedicada exclusivamente ao circo contemporâneo em Portugal, actuando na área da formação, residências, criação, programação e inclusão social.

 

PROGRAMAÇÃO

16 SETEMBRO 2022
SEXTA-FEIRA

21h30 (Tenda Cupula)

“Dual Sim” - ERVA DANINHA
Projecto de circo contemporâneo interpretado por dois malabaristas que se colocam ao desafio da partilha constante e obrigatória de todos os recursos. 

23h00 (Espaço Exterior)

“North Swingers” - Associação Cultural e Recreativa Desnortearte
Trio de jazz "North Swingers" - Jovens do panorama jazzístico do Norte abordam icónicos standards de jazz com "criatividade à la carte".

17 de SETEMBRO 2022
SÁBADO

12h00 (Tenda Cupula) 

“TANGLE… IN THE WOMB OF A JUGGLER” - Francesca Mari
Tangle... no ventre de um malabarista explora o movimento como em um sonho abstracto, livremente inspirado pelos mitos e lendas de Tonga, feminilidade e malabarismo. O espectáculo é uma homenagem feita por uma malabarista italiana a uma cultura tradicional que une as mulheres à imensa alegria trazida pelo simples acto de lançar objectos.

18h00 (Espaço Exterior)

“A Fábrica da Mentira” - Elvis Mendes
A Fábrica é um trabalho de manipulação e movimento num cenário desenhado por casacos. Surge da vontade de reproduzir no espaço um universo habitado pela incerteza.

17 e 18 SETEMBRO 2022
SÁBADO, 21h30 (Tenda Cupula)
DOMINGO, 12h00 (Tenda Cupula)

“Gretel” - Clara Storti
Uma cena em branco. Um quadrado. Vários pequenos objectos - uma bandeja, um bule, um chá inglês, uma mesinha.  Gretel vai e volta em sua casinha feita de pequenas coisas malucas. Ela é irracional e rigorosa, caótica e ainda muito cuidadosa em fazer tudo seguir sua lógica bizarra. Tudo está fora de alcance e fora do lugar. Então, de repente, a catástrofe acontece. O que é casa? Quem somos nós? Pelo imediatismo do conto de fadas, Gretel caminha sozinha pelos caminhos da existência.

17 SETEMBRO 2022
SÁBADO, 23h00 (Espaço Exterior)

“Party Set” por DJ Toni Oliveira
"Eu não sou um DJ e isto não são discos pedidos", regressa à edição 2022 do Festival Cupula Circus Village, para fazer a festa! Numa estreia mundial em formato de dueto, esta performance arrisca-se a ser ainda mais absurda do que nas edições anteriores. Com base numa playlist seleccionada com todo o critério, imune ao tempo e às modas, "Eu não sou um DJ e isto não são Discos Pedidos!" é uma divertida provocação, em formato de reportório musical à prova de tudo!

17 e 18 SETEMBRO 2022
SÁBADO E DOMINGO

10h00 às 13h00 (Espaço Vila)

Atelier de Circo Famílias
Durante o Festival, o público (famílias) terá a oportunidade de participar num atelier que lhes permite adquirir conhecimentos básicos de circo. O atelier de Circo é o ideal para um primeiro contacto /experiência de forma descontraída e divertida.

12h00 às 18h00 (Escola Primária)

Exposição: "Corco escreve-se no plural: figuras e histórias dos imaginários circenses"
Tendo como ponto de partida que não há "circo", mas "circos" e que, apesar da designação remontar à antiguidade clássica, o princípio do Circo perde-se no tempo e no espaço.

SÁBADO,15h00 (Espaço Exterior) 
DOMINGO, 16h00 (Espaço Exterior)

“O Rato do Campo” - Associação Cultural e Recreativa Desnortearte
Rui Bandeira, trombonista de jazz, apresenta-se com uma Loop station e vários instrumentos como o trompete e a melódica. Flutua entre o Jazz, o Funk e a Pop.

SÁBADO, 12h30 I 15h30 (Praia da Aguda)
DOMINGO, 14h00 I 17h30 (Praia de Miramar)

“Bailarinas” - Daniel Gonçalves (Busking - performance de rua)
Bailarinas é um espectáculo de Clown com muita participação da audiência e muita Improvisação. 

18 SETEMBRO 2022 
DOMINGO, 15h00 às 17h00 (Pavilhão Municipal de Mergunhos) 

Masterclass de Malabarismo – Francesca Mari
O objectivo do workshop é explorar as diferentes possibilidades de malabarismo de todo o corpo, dando especial atenção ao malabarismo no chão e ao uso dos pés.

18h00 (Espaço Exterior)

“Soul to Show” - Alvin Yong
"O palco é o lugar para explorar a alma humana." Autor desconhecido Soul to Show é um acto que conta uma história que inclui movimentos circenses e reflexões de vida, baseado na jornada de Alvin como artista. 

18h00 (Junta de Freguesia de Arcozelo)

Conferência
Hoje em dia a criação de espectáculos individuais parece ser uma característica distintiva da cena circense Internacional. Apesar de serem frequentemente concebidos como processos solitários, os actos a solo são o resultado da interacção de várias forças, contextos e sujeitos invisíveis. Este debate Podcast abre o diálogo de dois artistas italianos do projeto SOLO BUT NOT ALONE. 

21h30 (Tenda Cupula)

“UM HOMEM E O SEU CRIADO” - CIA HIPÓTESE CONTÍNUA
Dois homens nascem iguais. Dois homens morrem iguais. Entre o ponto A- Nascimento e o ponto B-Morte, duas linhas que se cruzam, entrelaçam, divergem ou convergem, duas personagens aparecem. Uma transforma-se num rei poderoso, inspirada na vida de Luís XIV, a outra, num criado que o acompanha ao longo da vida.