Visitas “Por Terras de São Tiago” arrancam em Almalaguês a 30 de Abril
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai enriquecer a sua oferta turística, com o programa “Por Terras de São Tiago”, já a partir do mês de Abril. Trata-se de um conjunto de visitas guiadas, desenvolvido em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Almalaguês, a União de Freguesia (UF) de Trouxemil e Torre de Vilela, a UF de Eiras e S. Paulo de Frades e a UF de Souselas e Botão, com o objectivo de divulgar estas freguesias limítrofes do concelho que têm em comum o orago São Tiago. A primeira visita vai decorrer no dia 30 de Abril, às 10h00, na freguesia de Almalaguês.
No mês de Abril, a iniciativa “Por Terras de São Tiago” arranca na freguesia de Almalaguês, no dia 30 de Abril, às 10h00, com um programa dinâmico que convida a apreciar a Igreja Paroquial – edifício barroco de grande simbolismo histórico – dedicada ao culto de São Tiago, mas também a Capela de São Pedro e o Cruzeiro do Santo Cristo. Do programa faz, ainda, parte o artesanato local, nomeadamente a tecelagem, arte ancestral de uma riqueza patrimonial incalculável, fruto do saber e talento das tecedeiras, que transformam Almalaguês num centro de tecelagem manual único no país.
As visitas, que pretendem divulgar o património histórico material e imaterial de cada localidade, irão decorrer ao fim de semana, entre os meses de Abril e Julho, acolhendo um mínimo de 10 e um máximo de 30 participantes. A participação nas visitas é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone 239702630, por email (roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt) ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (rua Pedro Monteiro).
A primeira visita deste programa está, então, agendada para domingo, 30 de Abril, em Almalaguês, às 10h00, com o ponto de encontro na Igreja Paroquial de Almalaguês. Em Maio, sábado, dia 27, a visita vai fazer-se em Trouxemil, a partir das 15h00, com ponto de encontro na Igreja Matriz de Trouxemil. Já em Junho, os participantes vão descobrir Eiras, no dia 24, sábado, a partir das 15h00, sendo o local de concentração na Igreja Matriz de Eiras. Julho será a vez de visitar Souselas, no dia 22, a partir das 15h00, e o local de encontro será a Igreja Matriz de Souselas.