Viseu recebe Festival Mosaico

Viseu recebe Festival Mosaico
Foto: DR

Dia 10 de Julho teve início o Festival Mosaico – Festival ao Centro, que até dia 12 promete transformar o Centro Histórico de Viseu num palco urbano vivo e gratuito.  Organizado pela Câmara Municipal, o evento aposta na ideia de “mosaico” como símbolo de diversidade artística.

Entre as 19h45 e a meia-noite, cinco palcos abrem simultaneamente em locais emblemáticos na cidade. No primeiro dia (10 de Julho), o cartaz trouxe 10 artistas, incluindo Miss Universo, Bateu Matou, Bianca Barros, Soraia Tavares, Ricardo Ribeiro, Jovem Dionísio, OPouca Roupa, Davi Santiago, O Marta e o Expresso Transatlântico.

A vereadora da Cultura, Leonor Barata, destacou que mais do que um festival de música, o objetivo é ativar o centro histórico, fomentar coesão social e requalificar o espaço público. O evento, com o tema “O caminho da felicidade”, pretende também reforçar o turismo cultural e dar vida à cidade através da arte.

Também o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, realçou o carácter jovem e dinâmico do programa: “um programa que foi pensado para os jovens… para dar contributo para a animação do nosso centro histórico.”

A curadoria do primeiro dia explora uma fusão entre música urbana, eletronica e fado contemporâneo. Nos dias seguintes, espera-se uma mistura de estilos que vão do pop à electrónica autoral e fado reinventado (11 de Julho), culminando no sábado com nomes como The Black Mamba, The Legendary Tigerman, Rita Rocha, Noiserv, Mizzy Miles, IRMA e Bastardos do Cardeal. Com este mosaico diversificado, a organização quer criar percursos distintos que envolvam o público na descoberta artística da cidade.

O Festival MOSAICO mostra que Viseu sabe celebrar a cultura com identidade e abertura. Ao juntar artistas diversos no coração da cidade, cria-se um espaço vivo de encontro, expressão e pertença. É um festival feito para as pessoas – e isso sente-se em cada rua.