Vereador Sérgio Rezendes enaltece a “notável relevância” da exposição ‘A Natureza da Ausência’

Vereador Sérgio Rezendes enaltece a “notável relevância” da exposição ‘A Natureza da Ausência’
Fotografia: D.R.

O Vereador Sérgio Rezendes enalteceu, esta quinta-feira, a “notável relevância” e o “altíssimo valor” da exposição ‘A Natureza da Ausência. Obras da Colecção de Arte Contemporânea da Fundação Altice’ que se encontra patente no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada até 30 de Setembro.

“É com muita honra que vemos a Fundação Altice, nossa parceira, trazer a Ponta Delgada uma exposição de notável relevância e de altíssimo valor, promovendo o contacto e enriquecendo os nossos munícipes com novas experiências, visões e expressões artísticas, através de um conjunto de excepcionais exemplares de arte contemporânea portuguesa”, afirmou o autarca.  

Sérgio Rezendes falava na sessão de inauguração da exposição, tendo não só relevado “a qualidade do portefólio artístico” da Fundação Altice, como o capital educativo que ‘A Natureza da Ausência’ também comporta para a camada mais jovem do concelho.

“Esta é definitivamente uma exposição a não perder por parte dos açorianos, pontadelgadenses, e de todos aqueles que nos visitam. Até os nossos alunos, mesmo estando de férias, têm aqui uma oportunidade para testemunhar, de perto, obras inspiradoras, que emanam o pensamento e as linguagens dos vários artistas que as compuseram”, salientou o Vereador, responsável pelos pelouros da Cultura e da Educação na Câmara Municipal de Ponta Delgada.

‘A Natureza da Ausência’ é comissariada por Adelaide Duarte, sendo constituída por 24 trabalhos de “artistas de gerações distintas e com preocupações estéticas diversas, muitos dos quais com um percurso reconhecido no sistema da arte português.

A exposição apresenta trabalhos de pintura, desenho, fotografia e escultura, tendo por objectivo promover e divulgar obras da cena artística contemporânea no concelho de Ponta Delgada.

Da exposição fazem parte obras de Ana Vieira, Joaquim Bravo, Álvaro Lapa, Rui Toscano, Vitor Pomar, Michael Biberstein, Augusto Alves da Silva, Eduardo Batarda, António Palolo, Pedro Casqueiro, Xana, Pedro Proença, Pedro Tudela e Martinha Maia.

Em resultado, quem visitar o Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada a partir da próxima quinta-feira, vai poder aceder a uma exposição que confronta obras de diferentes expressões artísticas, numa cronologia que dista dos anos 1970 ao início dos anos 2000.

Refira-se que ‘A Natureza da Ausência’ apresenta ainda uma vertente inclusiva, pelo que, à entrada do Centro Municipal de Cultura, será disponibilizado um QR CODE que permitirá aos visitantes descarregar a aplicação móvel da Fundação Altice e aceder a uma visita guiada vocacionada para cegos, surdos, adultos, crianças e em língua inglesa