Inaugurada a exposição “Vínculo de Vida”
No dia 29 de Outubro foi inaugurada a exposição “Vínculo de Vida” na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras, onde ficará patente até 27 de Janeiro de 2024.
Da autoria de Renata Bueno, Afonso Cruz, Pedro Grenha e Daniel Medina, o trabalho apresentado resulta da residência artística realizada no âmbito da celebração dos 20 anos deste equipamento cultural. “Vínculo de Vida” tem como objectivo promover uma ligação entre artistas, comerciantes, moradores do centro histórico e o próprio equipamento cultural.
Na inauguração, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, destacou a importância de as instituições culturais serem relevantes e significativas para todos os cidadãos. Referiu que a exposição, que é o resultado de um processo que convocou artistas e quem habita o centro histórico, alude à circunstância de estarmos, por vezes, fisicamente próximos, mas relacionalmente afastados e, por isso, se pretendeu uma aproximação aos nossos vizinhos, visto que a galeria está ancorada no centro histórico. Esta exposição resgata a representação dos seus ambientes, simbolicamente após 20 anos da exposição de fotografia “Viagem ao Centro Histórico”, de Eduardo Gageiro, com que foi inaugurada a Paços.
A vereadora acrescentou ainda que muitas vezes, a velocidade das nossas vidas faz com que a cidade e quem a ocupa se possam tornar invisíveis, motivo pelo qual, com esta exposição, mas também através de toda a sua programação cultural, a “Galeria convida a observar e escutar, exercitando a prática da atenção que, segundo Simone Weil, é não apenas produto de um compromisso estético, mas ético”.
Foi ainda feito o agradecimento aos autores, pela sua disponibilidade em ouvir e construir uma relação com os habitantes e o próprio centro histórico, bem como um agradecimento aos seus habitantes, que abriram as portas dos seus espaços e aceitaram ser vistos e retractados pelos artistas.
Nas suas intervenções, Renata Bueno e Afonso Cruz falaram também da importância de escutar e de prestar atenção aos outros e ao que nos rodeia. Fizeram também o agradecimento a Pedro Grenha e Daniel Medina, que recolheram e reuniram as imagens e sons dos encontros e que fazem parte da exposição.