Tradições do Japão para aprender no Museu do Oriente
Ikebana, a arte do arranjo floral, e Kangxi, uma técnica de encadernação, são as artes tradicionais do Japão que o Museu do Oriente dá a conhecer em duas oficinas práticas que se realizam nos dias 13 e 24 de Setembro.
Também conhecido como “o caminho das flores”, Ikebana era, na sua origem, um ritual de oferenda feito nos templos budistas do Japão do século VI. Em contraste com os arranjos florais nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção entre linhas, ritmo e cor. A simplicidade é altamente valorizada, bem como a existência do vazio (espaço não preenchido). Neste workshop são revelados os segredos desta arte floral que, a partir de elementos naturais como flores, ramos e plantas, cria uma harmonia de formas e linhas no espaço.
Já a técnica de encadernação japonesa Kangxi, é dada a conhecer num workshop que se realiza no dia 24 de Setembro. Durante a sessão, cada participante é desafiado a criar um livro através da aplicação desta arte, aprendendo a preparar o tecido sobre o papel, de forma a poder forrar a capa. Por ser mais elegante e decorativa do que a costura simples, a costura Kangxi é usada em livros mais refinados e especiais. No final, cada participante terá um livro totalmente encadernado por si, através da manipulação de diferentes instrumentos e técnicas.
Workshop Ikebana com Kenzan
13 Setembro
Horário: 14.00-16.00
Participantes: máx. 14
Preço: 55 € (inclui flores e kenzan)
Workshop Encadernação Japonesa Kangxi
24 Setembro
Horário: 14.30-17.30
Participantes: mín. 8, máx. 20
Preço: 40 € (inclui materiais)