Dia da Alimentação: hambúrgueres sustentáveis e dicas para comer melhor

Dia da Alimentação: hambúrgueres sustentáveis e dicas para comer melhor
Fotografia: D.R.

No próximo domingo, 16 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Alimentação. O Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, celebra a data com uma programação especial feita de debates, demonstrações e workshops com especialistas nas áreas da ciência alimentar, alimentação saudável, food design e comunicação de ciência.

Neste dia, a ciência vai ao mercado: investigadores e especialistas em alimentação convidam o público a degustar produtos alimentares inovadores e a conhecer e refletir sobre os seus processos de produção.

Mário Rolando (padeiro e consultor) vai literalmente meter as mãos na massa revelando a arte e ciência de fazer pão. A investigadora Catarina Prista (ISA) terá na sua banca um conjunto de produtos fermentados, Paula Pereira (CBIOS) traz para a mesa a questão da sustentabilidade, Maria Silva Oliveira (LEAF – ISA) propõe-nos os ultrassons como uma alternativa sustentável para a conservação dos alimentos, e Daniel Abegão (CFER) e Mayla Araújo (Plantalicious) irão servir ‘happineggs”, ovos de origem vegetal.

Em formato Pecha Kucha Alimentar (20 imagens de 20 segundos cada), iremos conhecer os projetos inovadores desenvolvidos pelos estudantes de Mestrado em Food Design da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. E porque falar de comida faz sempre crescer água na boca, o dia termina com chave de ouro e o workshop “Vamos fazer hambúrgueres sustentáveis”, conduzido por Patrícia Borges, chef e investigadora do MARE.

Os Media têm responsabilidade naquilo que comemos?

Que influência têm os meios de comunicação nas nossas escolhas alimentares? Onde podemos encontrar informação fidedigna sobre o que comemos? E como pode a comunicação de ciência ajudar nestas escolhas e aumentar a confiança dos consumidores?

Durante a manhã, o Auditório José Mariano Gago recebe o debate “Ciência, Comunicação e Alimentação”, que junta à mesma mesa Inês Barreiros Mota (Kitchen Lab, NMS), Juan Ignacio Zaffora (EIT Food), Caroline Delmazo (Projeto ReSEED, | Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra), Vera Novais (jornalista do Observador) e Maria José Pires (ESHTE). A moderação ficará a cargo de Rui Catalão (Kitchen Dates).

A verdade é que os hábitos alimentares dos portugueses têm vindo a tornar-se menos saudáveis por influência da globalização e, mais recentemente, pelos efeitos da pandemia. A socióloga Mónica Truninger (ICS – UL) irá partilhar com o público dicas sobre uma alimentação mais saudável para nós… e para o planeta.

Ao final da manhã serão anunciados os vencedores da 2.ª edição do Prémio de Jornalismo EIT Food em Inovação e Sustentabilidade Agroalimentar, uma iniciativa europeia focada na promoção de trabalhos jornalísticos nesta área.