Tocadores de instrumentos de cordas da ilha do Pico têm convite aberto da MiratecArts

Tocadores de instrumentos de cordas da ilha do Pico têm convite aberto da MiratecArts
Fotografia: Helder Gonçalves

MiratecArts planeia a oitava edição do Festival Cordas para os dias 1 a 8 de Outubro de 2023. O festival acontece em várias localidades e espaços no concelho da Madalena, o mais jovem da ilha montanha. 

Além de concertos, conferências, workshops e outros eventos educacionais, dos palcos às escolas locais, há dois eventos com convite aberto aos tocadores de instrumentos de cordas da ilha do Pico. “Estas oportunidades dão a conhecer talentos da nossa ilha,” expressa Terry Costa, fundador do festival e director artístico da MiratecArts. “Desde tocadores que fazem parte do folclore há décadas, até jovens que nunca se mostraram em público, são todos bem vindos. Todos os anos sou surpreendido com alguém que ainda não conheço pessoalmente.” 

Encontro Tradições é um evento que acontece desde 2016, com várias datas durante o ano. O próximo encontro está marcado para 2 de Outubro, às 21h, na Biblioteca Auditório da Madalena. “Este evento tem uma particularidade muito específica, acontecendo no Dia da Viola da Terra,” adiciona o director artístico. Sendo assim, convidamos todos os tocadores de Viola da Terra, que estão na ilha, a se juntarem, com sua viola, e apoiarem o desenvolvimento e visibilidade ao instrumento mais único da nossa região.” O Dia da Viola da Terra é comemorado pela cidadania desde 2019, e foi oficializado pelo Parlamento Regional, na ALRAA, a 20 de Abril, deste ano, como “Dia da Viola da Terra - Açores e Comunidades Açorianas”. 

O segundo evento, com convite aberto, acontece na MiratecArts Galeria Costa, na freguesia da Candelária, no domingo 8 de Outubro às 17h. “Aqui, todos os tocadores, não interessa o instrumento, seja de cordas dedilhadas ou friccionadas, devem comparecer”, incentiva Terry Costa. Com um passeio pela propriedade, solos, duos, trios e grupos são incentivados a partilhar músicas tradicionais e ainda os seus trabalhos originais. “Estes eventos terminam sempre com Chamarritas, música e bailo tradicional da nossa ilha, não escapando uns sons e vozes originais entre meio,” admite Terry Costa. 

O convite é público. O programa oficial será apresentado em Setembro. O Festival Cordas abre a 1 de Outubro, Dia Internacional da Música, com um evento especial no topo da montanha mais alta de Portugal. www.festivalcordas.com