Sérgio Rezendes nobilita o trabalho apresentado na exposição “FésTividades 22”

Sérgio Rezendes nobilita o trabalho apresentado na exposição “FésTividades 22”
Fotografia: D.R.

O Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada Sérgio Rezendes, enalteceu esta quinta-feira, o trabalho de “extrema qualidade e profissionalismo” exibido na nova exposição patente no Largo Norte da Igreja da Matriz.

Intitulada de “FésTividades 22” esta mostra é composta por 18 registos fotográficos, que mostram vários olhares sobre as Festas do Santo Cristo dos Milagres.

“As imagens aqui apresentadas mostram-nos diferentes essências das Festas do Senhor Santo Cristo em 2022. A chuva, o isolamento, as máscaras ainda a marcam os rostos, reportando-nos para uma fase extremamente difícil da Humanidade, marcada já pelo período de saída das restrições COVID-19 e consequente esperança, do regresso à normalidade. O íntimo de cada um de nós, perante a crise que vivíamos, influenciou as Festas em Honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, deixando um registo muito bem captado na exposição da AFAA”, afirmou Sérgio Rezendes, Vereador responsável pelo pelouro da cultura.

Desenvolvido pela Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, esta exposição representa, segundo o autarca, um catálogo de “superior interesse para o município” uma vez que “não só retracta a essência da devoção popular, como também a qualidade dos fotógrafos”.

Sérgio Rezendes acresce ainda que “esta iniciativa, que temos o gosto de promover anualmente, não se resume já e apenas, ao registo de um passado recente, passando a ser uma evocação de Memória a relembrar no futuro, um precioso registo histórico”.

“A mesma admiração e nostalgia que marcam fotografias da festa em 1900, irão marcar doravante, o reporte às novas gerações, da Fé e Esperança deste Povo ao seu Senhor, numa tentativa ainda receosa de normalização do quotidiano que as Festas vieram promover. Volvido um ano, e já sem o estatuto oficial de pandemia, saúdo a AFAA por este registo intemporal, a ser ciclicamente relembrado pelos vindouros ao se referirem a outros tempos, e realidades, tal como hoje fazemos à Fé dos nossos antepassados perante a Gripe Espanhola de 1918”, frisou.

Durante a inauguração da exposição, o autarca salientou e fez questão de expressar o seu agrado pela “inegável qualidade” do trabalho apresentado, considerando que “muitas das imagens aqui presentes poderiam constar em capas de revistas internacionais”.

Presente na ocasião, a Presidente da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, Gabriela Ponte, agradeceu o contributo da autarquia.

“Através do olhar dos nossos fotógrafos, esta exposição retracta o quão desejado era o regresso das festas às ruas de Ponta Delgada. Por isso, é com muito agrado que as vemos aqui exibidas hoje”, afirmou Gabriela Ponte.

A exposição “FésTividades 22” é ao ar livre e pode ser visitada até 25 de Maio.