Sérgio Rezendes defende que “Forte de São Brás é sem dúvida digno do título de património nacional”

Sérgio Rezendes defende que “Forte de São Brás é sem dúvida digno do título de património nacional”
Fotografia: D.R.

“O Forte de São Brás é sem dúvida digno do título de património nacional!”, a afirmação foi feita pelo vereador Sérgio Rezendes, que tutela a área da cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, durante o Colóquio “Património Imóvel - Reflexões sobre a sua preservação”.

Nesta iniciativa, que surge no âmbito das comemorações do 30.º aniversário do Museu Militar dos Açores, o responsável autárquico não perdeu a oportunidade de destacar “a necessidade e a importância de classificar o Forte de São Brás como património imóvel de interesse nacional, uma acção que deve ser assumida pela Direcção Regional da Cultura, como entidade credenciada e que pode contar com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada”.

Perante uma plateia repleta de estudiosos e militares, o vereador explicou a relevância deste edificado, dissertando sobre seu percurso ao longo da história e referindo momentos marcantes e estruturantes como “uma portaria de 1868 que colocou à venda este conhecido forte e que poderia ter levado à perda deste património, que é apenas 20 anos mais novo que a Torre de Belém”.

Com esta comunicação, tornou-se claro que “Ponta Delgada reconhece a importância da preservação do seu património e que quer fazer destacar todas as jóias arquitectónicas do seu concelho. É neste sentido que avançamos com o projecto de arrolamento, investigação e registo do património em áreas municipais das 24 freguesias, visando a sua classificação como monumento de interesse municipal, protegendo-o, valorizando-o e dando-o a conhecer aos locais e a todos os que nos visitam, sob a forma de roteiros com QR code”, anunciou o representante da autarquia.

Na ocasião, Sérgio Rezendes também expressou a sua “satisfação, a nível pessoal, em fazer parte da história deste Museu Militar que é, possivelmente, um dos mais visitados dos Açores” e reafirmou, a nível institucional, “a disponibilidade da Câmara Municipal de Ponta Delgada em apoiar o exército na classificação do Forte de São Brás a património nacional”.

Este colóquio, que decorreu na sala de exposições temporárias do Forte de São Brás, contou ainda com as boas-vindas dadas pelo Comandante da Zona Militar dos Açores, Brigadeiro-general Costa Santos, e as comunicações do Coronel Salgado Martins, do Padre Hélio Soares e do Coronel António Velez, que abordaram diversos procedimentos de preservação dos bens culturais.