Seleção de Para-surfing rumo à Califórnia a pensar nas medalhas

Seleção de Para-surfing rumo à Califórnia a pensar nas medalhas
Fotografia: D.R.

Portugal estará representado no Mundial ISA de Para-surfing, evento maior do calendário da International Surfing Federation para surfistas com deficiência, e que decorre na Califórnia entre os dias 4 e 11 de Dezembro.

A Seleção é constituída por Camilo Abdula (Sines Surf Clube), Marta Paço (Surf Clube de Viana) e Tomás Freitas (Surf Clube de Viana), com Tiago Prieto como treinador da equipa.

Camilo compete na classe PS Stand 1, Marta Paço na classe PS VI 1 e Tomás na classe PS Kneel.

Na bagagem levam a legítima a aspiração a medalhas, ou não tivessem já estes atletas um palmarés invejável: Camilo é vice-campeão da Europa, Marta Paço é a campeã mundial em título e Tomás, apesar de se estrear em Mundiais de Parasurfing, sagrou-se vice-campeão mundial júnior de Kneeboard, no passado mês de Setembro, na Costa Nova, Ílhavo.

Tiago Prieto, o treinador da Seleção, sublinha o otimismo e o “espírito de equipa” do grupo que coordena:

“O espírito à partida para este Mundial é positivo, de boa disposição e é isso que queremos para todos, que passem um bom momento e que tragam o melhor resultado possível, pois a ambição também faz parte.”

Dentro da comitiva, o ‘rookie’ é mesmo Tomás Freitas, de apenas 17 anos. O que esperar deste jovem talento?

“É a primeira experiência do Tomás nestas provas, mas sabemos que tem capacidades para um bom resultado. Depois, tem 17 anos e uma enorme margem de progressão pelo que sabemos que o futuro está garantido com ele. De resto, é uma aposta da FPS na juventude, tanto nele como na Marta [Paço].”

A emprestar a necessária experiência e veterania ao grupo estará Camilo Abdula, de 43 anos. O surfista do Alentejo foi quarto classificado o ano passado, mas vai para a Califórnia com aspirações a ir mais longe:

“Sendo o mais velho e experiente, no surf e na vida e espero conseguir ajudar os meus colegas mais jovens a superar as dificuldades que vamos enfrentar. Sinto alguma pressão para fazer melhor que o quarto lugar do ano passado, estou bem fisicamente e animado para fazer melhor que em anos anteriores.”

O Mundial de Para-surfing da ISA terá lugar em Pismo Beach e arranca dia 4 com o habitual desfile das nações.

A comitiva será liderada pelo presidente da FPS, João Aranha.

“Vamos, como sempre imbuídos de espírito de missão,para dignificar o nome de Portugal e do surfing português, desta vez, com a representação do lado mais inclusivo do surfing e apoiados no talento destes surfistas que já deram muito à modalidade em Portugal e, esperamos, continuarão a dar”, disse João Aranha, concluindo: “Existe uma renovação na Seleção, com a retirada do Nuno Vitorino e a entrada do Tomás Freitas mas o desporto é isto mesmo e o futuro está assegurado.”