RE.VER acontece a 18 e 19 de Setembro para pensar a Fotografia em Viana do Castelo

RE.VER acontece a 18 e 19 de Setembro para pensar a Fotografia em Viana do Castelo

A Fotografia enquanto suporte de um processo de trabalho e de investigação - é este o mote da 1ª edição do RE.VER, uma iniciativa organizada pela oficina de fotografia da associação AO NORTE e que este ano promove um conjunto de actividades e discussões em torno da imagem fotográfica. O programa conta com a apresentação de projectos e de autores que trabalham e desenvolvem percurso autoral na área da imagem e acontece nos dias 18 e 19 de Setembro, no Café-Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda.

Esta primeira edição conta com Susana Lourenço Marques, que abordará o tema fotografia e história; a apresentação do projecto The Cave Photography com Bernardo Sousa Santos, Céu Guarda, Joana Mesquita Alves e Miguel Refresco; uma reflexão sobre a diversidade da criação, edição e publicação, pensando a ideia de quotidiano e narrativa com Paulo Alegria e Susana Paiva; Pedro Leão Neto e Né Santelmo, da SCOPIO, falarão da fotografia no espaço editorial; Ana Catarina Pinho apresenta o projecto ARCHIVO com uma reflexão nas propostas que desenvolve na área da fotografia e Ângela Ferreira abordará a fotografia e hibridismo, pensando também os foto livros.

André Príncipe estará também em Viana do Castelo para dois momentos deste ciclo: no primeiro dia para uma conversa depois da projecção do filme Traces of a Diary, de Marco Martins e André Príncipe no Cinema Verde Viana e para o segundo dia no painel sobre fotografia no espaço editorial, onde se destaca a sua ligação à Pierre von Kleist. No primeiro dia destaque ainda para a inauguração da exposição Margem, de Diogo Borges Ferreira e Miguel Teodoro e o lançamento da edição número quatro da OFZINE.

Nos painéis a serem apresentados interessa sublinhar a utilização de diversas plataformas de exposição para projectos fotográficos (fanzine, livro, web, espaços, plataformas...). Autores, editores, comissários, produtores e outras entidades envolvidas e interessadas nestes conceitos podem desta forma apresentar e discutir diferentes processos de trabalho.

Esta iniciativa é coordenada pelo fotógrafo e artista plástico João Gigante, conta com a colaboração de Carlos da Torre, Edmundo Correia, Elisa Santos e Rafael Peixoto, tem o apoio da Direcção Regional de Cultura do Norte e a parceria do Teatro Noroeste-CDV.

A inscrição no RE.VER é gratuita (mas obrigatória) e deve ser feita a partir de http://www.ao-norte.com/rever/rever01/inscricao.php