Primeiro filme de Luís Filipe Borges recebe Estreia Nacional no FEST em Espinho

FEST, Festival Novos Realizadores, Novo Cinema, é amplamente considerado um dos festivais de cinema mais conceituados em Portugal. Destaca-se por promover o trabalho de novos realizadores e cineastas de todo o mundo, apresentando filmes inovadores e o melhor do cinema mundial.
"First Date", o primeiro filme de Luís Filipe Borges, está confirmado como selecção oficial, sendo assim a sua estreia nacional na cidade costeira de Espinho. O filme faz parte da secção em competição para o Grande Prémio Nacional, como diz a nota que os produtores receberam do próprio festival: "O vosso filme destacou-se entre os mais de 4500 filmes inscritos. Após um longo período de deliberação, chegamos a uma decisão sobre o vosso trabalho. Temos o prazer de informar que decidimos seleccionar “First Date” de Luís Filipe Borges para a nossa competição Nacional - Grande Prémio Nacional."
Com imagens a darem a volta à Ilha Montanha, desde o Cella Bar na Madalena, Lava Homes na freguesia de Santo Amaro - em São Roque do Pico, ao Forte de Santa Catarina nas Lajes do Pico, os três concelhos da ilha do Pico estão bem destacados com imagens já mencionadas na crítica internacional.
Na direcção de fotografia e montagem está o colaborador de longa data do realizador, Diogo Rola, enquanto que a banda sonora é original de Cristóvam, todos açorianos.
Ana Lopes e Cristóvão Campos são os protagonistas da comédia romântica, onde uma americana e um suposto açoriano encontram-se pela primeira vez na ilha do Pico...e agora, Cupido? Nuno Janeiro é o pastor picaroto e Gina Neves a mulher da ilha. Mas, para todas as surpresas têm que ver o filme.
"Esta curta rom-com que tenta honrar o género - ao mesmo tempo que brinca com alguns clichés do mesmo - tem providenciado, a mim e à nossa maravilhosa equipa, alegrias sem medida," expressa o realizador Luís Filipe Borges. "É um orgulho gigantesco que a estreia nacional ocorra no âmbito do FEST, ainda por cima em competição, algo que muito nos honra. Já tive a experiência de viver os dias que este evento e a cidade de Espinho têm para oferecer, e trata-se de uma verdadeira celebração de amor ao cinema. Será sempre uma das maiores medalhas da minha vida que esta produção 100% açoriana tenha sido tão bem acolhida no vosso seio. Como se diz na minha Terceira natal, ´Haja Saúde!´."
As produtoras Advogado do Diabo e MiratecArts planeiam presença no festival e convidam o público para os acompanhar à estreia nacional em Espinho.