Presidente da Câmara Municipal da Sertã visitou o “Museu Avô do Bigode”
Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, visitou no passado dia 3 de junho, a oficina e espaço museológico “O Avô do Bigode”, a convite do artesão Laureano Esteves. Situado no Salgueiral, freguesia da Sertã, é naquele espaço que trabalha o ferro, o seu passatempo preferido: o ferro surgiu, primeiro, como gosto e profissão (foi bate-chapas) e, depois, permaneceu pelo gosto de o trabalhar.
O ateliê de Laureano Esteves constitui uma exposição permanente de peças moldadas a ferro e apresenta diversas temáticas. As incontornáveis e ilustres personalidades sertaginenses como Nuno Álvares Pereira, Celinda, P. Manuel Antunes, Túllio Victorino e Gonçalo Rodrigues Caldeira, entre muitos outros, estão representados no seu museu, meticulosamente moldados a ferro. A exposição apresenta também reis de Portugal que de algum modo tiveram intervenção real em relação à Sertã, como D. Afonso Henriques, D. Sancho I e D. Manuel I. A ligação de Laureano à música aparece retratada na Filarmónica de Ferro, que elaborou inspirando-se nas filarmónicas dos anos 60. Uma aldeia africana dos anos 50 – 60 também está representada no espaço do Avô do Bigode, que procura “transmitir toda a cor e magia de Moçambique” onde viveu alguns anos. Os seus trabalhos são elaborados manualmente recorrendo apenas a ferramentas e utensílios básicos como torno de bancada, rebarbadora, aparelho de soldar e “peças esquecidas aqui e ali que recupera com criatividade e gosto”. A elaboração das peças é manual e demorada, chegando a demorar três meses para fazer uma peça.
O “Museu Avô do Bigode” localiza-se em Salgueiral, freguesia da Sertã, e pode ser visitado de segunda a sexta-feira das 9h30m às 13h30m.