O festival “Poesia está na rua” está nas Cortes, em Leiria, a 25 de Setembro.

O festival “Poesia está na rua” está nas Cortes, em Leiria, a 25 de Setembro.

A Casa-Museu João Soares /Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em colaboração com diversas entidades da região de Leiria, organiza na tarde de 25 de Setembro, a partir das 16h00, o festival "A poesia está na rua”.

O festival apresenta uma programação transdisciplinar e de base comunitária, inspirada pela obra, com o mesmo nome, da autoria de Maria Helena Vieira da Silva. “Poesia, liberdade e democracia” é o tema desta edição, explorado através do cruzamento entre o teatro, a literatura, a música e as artes visuais. O jardim da Casa-Museu João Soares abre portas às 16h00 com workshops destinados a famílias com crianças entre os 4 e os 13 anos (Workshop Colagens & Cartazes e Workshop Jogos e Rimas no Jardim da Poesia). Segue-se, às 17h30, uma tertúlia sobre o tema “poesia, liberdade e democracia”, com a participação de escritores e poetas como Manuel Alegre, Luís Filipe Castro Mendes, António Carlos Cortez e André Osório. Destaca-se a apresentação de uma peça de teatro, às 20h00, em formato de teatro participativo, com a participação de membros da comunidade local, sob a direcção artística do Leirena Teatro.

O programa integra ainda um concerto da Filarmónica das Cortes (18h30), a apresentação do terceiro número da ACANTO - revista de poesia e cinema ao ar livre, às 21h00, com a projecção do filme/documentário “Sophia, na primeira pessoa”. O festival pretende ser um momento para aproveitar o jardim da Casa-Museu, desenhado pelo arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles. Há espaços de piquenique para todos, com serviço de comida e bebida à venda no recinto. A entrada é livre, com lotação limitada a 100 pessoas, cumprindo as orientações da DGS para programação cultural ao ar livre. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (244 891 219) ou pelo endereço casa-museu@fmsoares.pt.

Para os responsáveis da Fundação Mário Soares e Maria Barroso/Casa-Museu João Soares, "com a organização deste festival, pretendemos transformar o jardim da Casa-Museu num espaço colaborativo que explore diversas possibilidades de relação entre as artes, a cultura e a cidadania, tomando como ponto de partida os contextos culturais e sociais locais, em articulação com o património cultural da instituição." Paulo Sellmayer, do Serra - Espaço Cultural, afirma que a parceria estabelecida tem como objetivo “fomentar relações de proximidade com as comunidades locais para, em conjunto, contribuir para o desenvolvimento cultural e artístico da região, da cidade e da aldeia.”  Para a Filarmónica das Cortes, a participação no Festival constitui a possibilidade de voltar a  “trazer a sua música até às suas raízes, ou seja, junto das famílias em convívio nos jardins da Casa-Museu”. José Cunha, presidente da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes,  saúda a iniciativa “considerando a importância da poesia e das artes no desenvolvimento intelectual e humano e que nos faz olhar o mundo de outros ângulos".

A iniciativa é desenvolvida em estreita colaboração com vários parceiros do território: o LEIRENA Teatro - Companhia de Teatro de Leiria, o Serra - Espaço Cultural, a Sociedade Artística e Musical Cortesense, a Rede Cultura 2027, a União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, contando com o apoio do município de Leiria.