Novas exposições em Setembro e Outubro. Registe as datas na sua agenda!

Novas exposições em Setembro e Outubro. Registe as datas na sua agenda!
Fotografia: D.R.

A rentrée traz novas exposições ao MAAT: a 29 de Setembro abrimos ao público Plug-in, uma exposição individual de Joana Vasconcelos que terá lugar nos dois edifícios, MAAT Central e MAAT Gallery.

 

A 5 de Outubro celebramos o sétimo aniversário do museu com a abertura das exposições O Castelo Surrealista de Mário Cesariny, Álbum de Família – Obras da Coleção Fundação Carmona e Costa, Ciclóptico, uma individual do artista Paulo Lisboa, e da instalação S.O.S. (Sereias O Sirenes) de Maria Loura Estevão.

 

Já no próximo domingo, não perca a performance-instalação de Pedro Alves Sousa, Performance for plural larynx: A song for True, na Galeria Oval do MAAT entre as 15.00 e as 19.00.

 

Leia mais sobre tudo o que está a acontecer no museu nos destaques abaixo.

 

 

JOANA VASCONCELOS

 

Joana Vasconcelos apresenta a exposição individual Plug-in no MAAT, que reúne obras inéditas, algumas das peças icónicas produzidas pela artista plástica desde 2000, e obras da Colecção de Arte Fundação EDP, estabelecendo um diálogo entre o património da electricidade, a tecnologia e as artes plásticas.

 

A exposição abre ao público no dia 29 de Setembro.

Performance for plural larynx: a song for true 

 

Jerry True era um saxofonista – virtualmente desconhecido – de orquestras e big bands em Hastings, Nevada. Na fase final da sua vida teve um cancro na garganta que o impediu de continuar a tocar saxofone. Determinado, arranjou um pequeno compressor de ar portátil e acoplou a mangueira à sua boca para poder ter a pressão sonora necessária e, assim, continuar a tocar o seu instrumento. Esta história criou a base de pensamento para Performance for plural larynx: A song for True do músico Pedro Alves Sousa, que será apresentada pela primeira vez em Portugal na Galeria Oval do MAAT.

 

 

GABRIEL CHAILE:

E se o autobiográfico não for mais do

que a história dos outros a atravessar-nos?

 

A convite da BoCA, Gabriel Chaile criou uma nova instalação – um tributo a Alcindo Monteiro. Em torno desta instalação acontecem em três datas um conjunto de activações colectivas: reunião em torno de comida, debates, música e exibição de filmes. Chaile coloca a sua escultura Auto-Retrato frente a frente com  Alcindo Monteiro, num esforço de implicar o seu corpo nesta troca de olhares e histórias, sob o desígnio da honestidade e empatia.

 

Le monde d’hermès: quiosque itinerante no Maat

 

O quiosque itinerante da Hermès, dedicado à revista bianual que a maison publica há mais de 40 anos, Le Monde d’Hermès, aterrou pela primeira vez em Lisboa, onde ficará entre 6 e 8 de Setembro.

Durante esta escala de três dias em Lisboa, os visitantes do quiosque poderão receber a 83.ª edição da revista e também uma ilustração inédita criada por um artista local, personalizar um marcador de livros, desfrutar de jogos de mesa divertidos e assistir a uma performance musical ao vivo ao final da tarde.

O quiosque é aberto ao público e pet-friendly.