“Nova Música Portuguesa para Saxofone e Orquestra” em Palmela

“Nova Música Portuguesa para Saxofone e Orquestra” em Palmela

O Ensemble “Património Musical Vivo” apresenta o espectáculo “Nova Música Portuguesa para Saxofone e Orquestra” dia 15 de Abril, às 21h30, no Cine-Teatro S. João, em Palmela.

Com direcção do maestro Jan Wierzba, o Emsemble MPMP – João Pedro Silva (saxofone), Daniel Bernardes (piano) e Milla Franco (voz)  - apresentará música em estreia absoluta de Daniel Bernardes, Jorge Salgueiro e Lino Guerreiro.

A entrada no espectáculo é feita mediante bilhete donativo a favor da Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito do apelo de emergência pela Ucrânia.

O  “Património Musical Vivo” é uma plataforma de descoberta de música e de músicos portugueses. O seu primeiro acto público foi o concerto de lançamento da revista “Glosas”, ponto de contacto entre compositores, musicólogos, instrumentistas e melómanos. Desde então, foram editadas dezenas de discos, livros e partituras, procurando estimular um ecossistema ainda hoje frágil e voluntarioso.

Uma outra forma de escutar os repertórios tradicionais, a estreia moderna de uma obra esquecida ou a encomenda de novas experiências artísticas a jovens criadoras/es tem, também, levado a equipa alargada a promover centenas de espectáculos em Portugal e no estrangeiro.

Enquanto ensemble de geometria variável, da música de câmara à coral-sinfónica, o “MPMP”tem marcado presença em festivais como “Música em São Roque”, “Dias da Música” e “Prémio Jovens Músicos”, destacando-se duas digressões ao Brasil (2014 e 2016), a produção das óperas “O cavaleiro das mãos irresistíveis” e “Cai uma rosa…” nos Teatros Municipais de Almada e do Porto (2015) e a interpretação do “Requiem à memória de Camões” de João Domingos Bomtempo, no Centro Cultural de Belém (2017).