Museu Marítimo de Ílhavo assinala o Dia Nacional do Mar
O lançamento da 10ª revista ARGOS e a apresentação do livro “Arte, Museus e Memória – A imagem marítima da Nazaré”, de Dóris Santos, são os destaques do programa comemorativo do Dia Nacional do Mar (16 de novembro).
Para celebrar esta data, o Museu Marítimo de Ílhavo apresenta um programa variado, destinado a vários públicos, de 18 a 20 de novembro.
O dia 19, a partir das 17 horas, tem momentos de destaque desta edição. Museu Marítimo de Ílhavo apresenta a 10ª edição da revista ARGOS, com o tema “Ártico e Atlântico Norte: Território, Cultura e Sustentabilidade”. Pouco depois, Dóris Santos apresenta o seu livro “Arte, Museus e Memória – A imagem marítima da Nazaré”, que resulta da sua tese de doutoramento, premiada com o 5º “Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras”, em 2021. Ainda neste dia, decorre a inauguração da nova exposição temporária “Memórias da Arte Xávega”, de António Marques Leitão.
Os mais novos também têm espaço no programa. A 19 de novembro, às 10:30, a Biblioteca Municipal de Ílhavo traz ao Museu Marítimo de Ílhavo a Bebeteca, com a história “Onda”. Já a 18, pelas 21:00, a oficina “Auroras Boreais”, destinada a famílias com crianças dos 4 aos 11 anos, convida os participantes a refletirem sobre as alterações climáticas e a conservação dos habitats. Com o mesmo tema, mas a 20 de novembro, a associação WeTumTum repõe a performance “Há Mar!”, destinada a bebés dos 3 meses aos 5 anos, onde se experimentam diferentes ambientes marinhos. O espetáculo tem duas sessões, às 10h e às 11h30.
Em simultâneo com as comemorações do Dia Nacional do Mar, decorre o “Mar Film Festival” no Museu Marítimo de ílhavo. Estes dois eventos cruzam-se através da “Secção especial: Centenário António Campos”.
Programa completo (18 a 20 novembro):
Dia 18 novembro
21:00
Oficina Auroras Boreais, com Marina Palácio
Oficina de conto e poesia cromática-sensorial sobre os habitantes do Ártico.
Nesta oficina acompanhamos a aventura de “Baltazar, o grande”, um urso polar que viveu muitos anos preso num circo e, um dia, foi libertado por ativistas. Até encontrar o seu habitat verdadeiro, a viagem revelou-se tão grande que o fez conhecer outros animais que relatam o seu dia-a-dia na fuga dos caçadores. Todas estas histórias são contadas posteriormente aos seus amigos animais da neve num formato oficina de investigação. Uma espécie de laboratório científico e mágico para descobrir as tonalidades do branco onde todos vão experimentar, criar e ler desenhos “caleidoscópicos”, a partir da ciência da cor, da água, luz e da respiração. A natureza e o belo, os sentidos. Refletir sobre as alterações climáticas e aprender a conservar os habitats, tal como, interpretar os sinais da natureza.
Público-alvo: Famílias com crianças dos 4 aos 11 anos
Limitado a 8 famílias
Preço: 3€ por família
Dia 19 novembro
10:30
Bebeteca: "Onda", de Suzy Lee
Ação dinamizada pela Biblioteca Municipal de Ílhavo
Envolvidos pelo cenário encantador onde habitam os bacalhaus venham, em família, sentir a "Onda" de Suzy Lee.
Uma experiência única, uma surpresa mágica para viver com o seu bebé e comemorar o Dia Nacional do Mar!
17:00
Inauguração da exposição “Memórias da Arte Xávega”
De António Leitão Marques
Exposição fotográfica que remonta às memórias da Arte Xávega na praia da Vagueira, nos anos 90. Da autoria do médico António Leitão Marques, os retratos acompanham algumas jornadas de trabalho e mostram com se pratica esta arte atualmente em declínio e transmitem-nos e, à luz dos dias de hoje, as mudanças que a mesma foi sofrendo.
> Secção especial: Centenário António Campos (Integrada no Mar Film Festival)
No ano do centenário do nascimento de António Campos, pioneiro em Portugal no género docuficção, recuamos a 1975 para uma secção especial, com exibição do filme Gente da Praia da Vieira e da curta A Festa, obras recentemente digitalizadas pelo projeto FILMar - Digitalização do Património Cinematográfico, uma iniciativa promovida e apoiada pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
Lançamento da 10ª edição da Revista ARGOS
A 10ª edição a ARGOS – Revista do Museu Marítimo de Ílhavo, tem como tema “Ártico e Atlântico Norte: Território, Cultura e Sustentabilidade”. De natureza cientifico-cultural e lançada anualmente, atinge este ano a sua 10ª edição, consolidando-se com uma publicação de relevo no panorama nacional e internacional nas temáticas relacionadas com a cultura do mar e com os patrimónios marítimos.
Neste número pretende-se aprofundar o conhecimento sobre o Círculo Polar Ártico, através da história, do estudo das comunidades circumpolares e da sua sustentabilidade, da análise geopolítica e potencial económico das suas águas e da problemática das alterações climáticas.
Entrega de prémios do 6º concurso Modelismo náutico
Apresentação do livro “Arte, Museus e Memória – A imagem marítima da Nazaré”, de Dóris Santos
“Arte, Museus e Memória – A imagem marítima da Nazaré” resulta da tese de doutoramento “Arte, museus e memórias marítimas. Identidade e representação visual da Nazaré”, de Dóris Santos, premiada pelo Museu Marítimo de Ílhavo em 2021. O documento foi o vencedor da 5ª edição do “Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras”.
Em 2022, Dóris regressa ao museu para apresentar o livro e para uma conversa sobre o mesmo.
Dia 20 novembro
10:00 e 11:30
Reposição "Há Mar!"
Espetáculo de WeTumTum
Embalados nas ondas, dois habitantes das mesmas águas que se conhecem, reconhecem semelhanças e diferenças. Tons de cinzento deixam-se contagiar pela irreverência e frescura de muitas cores, gerando uma corrente de melodias e movimentos. Entre peripécias e surpresas subaquáticas, crianças e pais são convidados a experimentar diferentes ambientes marinhos que se encontram ameaçados, mas que podem ser salvos por comportamentos sustentáveis.
Público-alvo: bebés dos 3 meses aos 5 anos
Preço: 3€ por família (1 adulto e uma criança)