Museu do Oriente dá a conhecer a Exotica Naturalia

Museu do Oriente dá a conhecer a Exotica Naturalia
No dia 5 de Março, o Museu do Oriente dá a conhecer no workshop online Exotica Naturalia, as plantas e os produtos orientais que chegaram ao Ocidente a partir do século XVI. Marfim, madeiras preciosas, lacas, corno de rinoceronte são algumas destas matérias que podemos encontrar no museu, sob a forma de requintadas peças decorativas como taças, estatuetas ou caixas de rapé, entre outras.
 
Foi a partir do século XVI, com o estabelecimento de relações comerciais directas entre Portugal e o Oriente, que chegaram à Europa plantas e objectos preciosos vindos da Índia, Ceilão, China, Japão e de outras regiões. Neste workshop serão estudadas algumas dessas preciosidades, procurando conhecer a sua origem (botânica ou animal) e tradições referentes aos seus distintos usos, desde o século XVI ao XXI.
 
Fibras e corantes, secreções vegetais, madeiras, perfumes e chá, são alguns dos conteúdos abordados nesta sessão online, transmitida em tempo real através da plataforma Zoom.
 
O workshop é orientado por Luís Mendonça de Carvalho, biólogo (UTAD), Mestre em bioquímica de plantas (Universidade de Lisboa), Doutor em sistemática e morfologia de plantas (Universidade de Coimbra), Visiting Scholar na Universidade de Harvard, professor no Instituto Politécnico de Beja e director do Museu Botânico de Beja.
 
As inscrições encontram-se disponíveis em museudooriente.pt.