Centenário do comboio de lata

Centenário do comboio de lata
Fotografia: D.R.

Para assinalar o centenário da entrada em funcionamento do comboio de lata no Pinhal do Rei, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, recebeu, na segunda feira, 6 de Fevereiro, Carlos Gomes e Eduardo Gaspar, da Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro, numa visita às locomotivas que circularam em São Pedro de Moel e na Marinha Grande, que são propriedade do Município.

No início do século XX, os Serviços Florestais receberam três máquinas:

- nº 9998 – que começou a circular em 1923, sendo a locomotiva nº 1, vendida a um comerciante de Cascais e posteriormente a um coleccionador inglês que a levou para Inglaterra;

- nº 11495 – indicada como a locomotiva nº 2, adquirida pelo Município da Marinha Grande em 2018 e que se encontrando no Parque Municipal de Exposições (PME);

- nº 3871 – a locomotiva nº 3 – adquirida pelo Município da Marinha Grande em 1967 e que se encontra no PME.

O Eng.º Silvicultor António Mendes d’Almeida introduziu na Circunscrição Florestal um pequeno comboio de via reduzida (bitola de 600mm) tipo Décauville, de fabrico alemão, que tinha vindo para Portugal proveniente da Alemanha.

O comboio começou a circular no Pinhal a 6 de Fevereiro 1923, apenas com a locomotiva nº 9998 por ter sido fornecida em Maio de 1922, enquanto as outras foram posteriores, em 1927 e 1929.

Na sua viagem inaugural, este comboio foi baptizado de “comboio de lata”, expressão utilizada a título informal por Manuel Francisco Alves quando o viu passar e adoptada pela população marinhense.

Circulou durante cerca de 42 anos, transportando pinheiros, madeira, pedra, areia para construção de estradas, numa rede ferroviária com perto de 30km com 3 linhas principais: Pedreanes - Estação dos caminhos de Ferro; Pedreanes - Farol de S. Pedro de Moel (passando por Guarda Nova, Tremelgo, Pedreira e S. Pedro de Moel); Pedreanes -Talhão 225 (próximo da Ponte Nova). Existiam ainda pequenos ramais que serviam as serrações mais importantes.

Num gesto de boa vontade do Chefe da Circunscrição Florestal, em datas festivas o comboio servia para passeios das crianças das escolas pelo Pinhal até às praias, para levar a população ao Pinhal ou à Praia Velha na comemoração do 1º de Maio ou da Quinta-feira de Ascensão.

Em 1965 devido aos custos elevados e ao perigo que representava para a segurança do Pinhal, o comboio foi desactivado.