Mariana Arroja lança o seu primeiro EP "Alma Perfumada"

Mariana Arroja lança o seu primeiro EP "Alma Perfumada"
Foto: DR

Depois do sucesso do documentário, galardoado internacionalmente, "A Calçada portuguesa conhece-te", que saiu no passado ano, acompanhado do single "Pedras da Calçada", Mariana Arroja lança agora o seu primeiro EP, "Alma Perfumada", em Los Angeles, no “2220 Arts”. O EP é o resultado da parceria artística com a poetisa Maria de Fátima Martins, e dá continuidade à temática da preservação e homenagem às artes e ofícios em extinção, mas também à mulher.

 

A colaboração com Maria de Fátima Martins começou em 2019 quando a mãe de Mariana Arroja inesperadamente lhe dedicou um poema de uma amiga. Essa amiga, Maria de Fátima, descobrira a sua vocação para a escrita já depois da reforma, nos seus 70 anos, mas Mariana, ainda sem conhecer o autor do poema, ouviu imediatamente a música na sua cabeça. Atualmente, a colaboração de ambas na escrita de canções é como um encontro de gerações através da música. Esse foi o poema deu origem ao primeiro tema do EP, "Alma Perfumada".

 

"O poema Alma Perfumada é um enigma, na minha visão é um espírito livre que se move com a natureza sendo sempre verdadeiro a si mesmo. O vídeo, conta com a interpretação brilhante da Vânia Canhango e foca-se na beleza feminina e do seu poder. O elemento água está presente devido à sua semelhança com a mulher: da água surge a vida assim como através da mulher nasce a vida. Fi-lo a pensar na mulher, especialmente na minha mãe, a quem o dedico." Explica a autora, Mariana Arroja. 

 

"Reencontro", o tema de trabalho deste EP, é talvez a mais simples das três músicas. Uma história de amor. O fruto típico da relação de escrita das autoras, como conta Mariana: "É uma história de amor. Mas na minha visão, pode ser também um reencontro com nós mesmos. Ainda assim, dedico-o à escritora Maria de Fátima Martins, pois sem ela este projecto não teria sido iniciado."

 

Na senda do trabalho que vem sendo desenvolvido pela artista, de activismo na preservação e memória de ofícios quase esquecidos e ostracizados, e que a tem popularizado, surge, também neste EP, a temática de uma nobre profissão, tipicamente Portuguesa: “O Amolador”. Mariana Arroja justifica a inspiração com um fascínio de infância:  "Quando era criança havia sempre um assobio que pairava todos os domingos. Lembro-me de ficar à janela a ouvir o assobio e a imaginar todo um mundo de fantasia e magia. Nunca me preocupei em perguntar o que era." A canção retracta um primeiro encontro com o Amolador, e o enfrentar de uma realidade inesperada, ao mesmo tempo que descreve a vida de um Amolador.

 

Mariana Arroja é conhecida, não só como autora e intérprete, mas também pela componente visual dos seus projectos. Produtora e roteirista premiada (pelo documentário "A Calçada Portuguesa conhece-te” em 2022), não quis deixar de marcar este seu novo trabalho com um registo em vídeo.

 

"Fiquei muito interessada nesta profissão, também em extinção, e quis filmar o dia-a-dia do Sr José António da Silva. E também falar da simbologia desta profissão dentro de uma sociedade que se tornou consumista e descarta tudo ao mínimo dano. Esse vídeo é dedicado a todos os Amoladores de Portugal."

 

Neste EP, a filmagem dos videoclipes são de António Barbot. Toda a produção e conceitos dos vídeos são de Mariana Arroja.

 

O EP foi apresentado ao vivo no palco do "2220 Arts", em Los Angeles, onde Mariana actualmente habita, estuda e trabalha em música. O concerto intitulado "A Night in Portugal", teve a participação da harpista belga Pia Salvia, com quem Mariana tem dado continuidade ao seu projecto "Fado Harpa" em Los Angeles, bem como de Mika Mutti e Richard Miller. A anteceder o concerto houve uma projecção do documentário "A Calçada Portuguesa conhece-te" da autoria de Mariana, que em 2022, ganhou o prémio Bronze para “melhor documentário” nos "Independent short awards", também em Los Angeles.