MAR2PROTECT | DKC de Viana integra o LivingLab do estuário do Rio Lima

MAR2PROTECT | DKC de Viana integra o LivingLab do estuário do Rio Lima
DR: ©MAR2PROTECT

DKC de Viana integra o LivingLab do estuário do Rio Lima, projecto MAR2PROTECT da Equipa CIIMAR, Universidade do Porto

Articulação com CMIA de Viana do Castelo

 

A DKC de Viana foi convidada para integrar um novo projecto, agora o MAR2PROTECT, face à sua experiência de décadas nas diferentes dimensões no rio Lima, nomeadamente no seu estuário.  

 

Representado pelo seu presidente, Dr. Américo Castro, que já tinha dado contributos importantes no projecto RIVER2OCEAN, este organizado pela Universidade do Minho, integra o LivingLab do estuário do Rio Lima, laboratório vivo, onde os contributos são fundamentais para a preservação e compreensão da importância dos sapais existentes.

 

A DKC de Viana tem nas suas três décadas de existência sido uma das vozes activas na sensibilização e preservação do Rio Lima e das suas margens, na defesa da sua fauna e flora, onde tem uma presença activa.

 

A CMIA de Viana do Castelo acolheu e articula-se neste projecto, com a elevada competência e sensibilidade que nos tem habituado.

 

Este projecto da Universidade do Porto e visa a “prevenção da contaminação das águas subterrâneas relacionada com as alterações globais e climáticas através de uma abordagem holística da gestão da recarga de aquíferos” é liderado por Cristina Marisa Ribeiro de Almeida, investigadora principal da CIIMAR e doutorada em Química e por Sandra Cristina da Costa e Silva Ramos, bióloga e líder da equipa Ecologia de Peixes e Sustentabilidade. 

 

Seguindo o projecto, “ O núcleo do inovador MAR é o M-AI-R DSS que incorporará informação tecnológica e de envolvimento social utilizando uma avaliação baseada em IA para melhorar a qualidade de GW. Para assegurar um elevado potencial de replicação, o M-AI-R DSS irá recolher informação de 5 sítios de demonstração na UE (PT, IT, ES, NL) e 2 em países fora da UE (TN, ZA) que foram cuidadosamente escolhidos pelo seu grau de maturidade de projectos anteriores bem-sucedidos e uma vasta gama de cenários em termos de condições climáticas, fontes de água, tipo de poluição, esquema MAR e contexto político/societal. 

 

Todas as tecnologias serão testadas e validadas até ao TRL5. MAR2PROTECT assegurará um forte envolvimento da sociedade civil em acções de prevenção de GW, até um SRL igual a 6. O projecto envolverá decisores políticos nacionais e da UE que, em colaboração com uma Comunidade de Prática formada por peritos mundiais, garantirão o reforço da política da UE para a prevenção da contaminação por GW. 

 

Graças à sua abordagem holística e à elevada replicabilidade dos seus resultados, MAR2PROTECT conduzirá a um acentuado reforço da protecção de GW em toda a UE e não só, e à geração de conhecimento para a transição para uma gestão sustentável da água. 

 

O consórcio inclui 8 parceiros e 1 entidade afiliada de 6 países diferentes da UE e da Suíça e 2 parceiros internacionais da Tunísia e África do Sul: 2 Universidades (UNIBO, KTU), 7 RTOs (NOVA-COO, CIIMAR, CETAND +AQUA, IHE, IT, ISSBAT, SUWI) e 1 Associação (FEUGA). Além disso, a inclusão de 3 grandes empresas de abastecimento de água como parceiros associados e um decisor político da ZA conduzirá a uma melhoria relevante do impacto do projecto.

 

O CIIMAR avaliará o potencial dos sapais para reter / absorver poluentes, prevenindo a poluição da bacia hidrográfica e consequentemente do aquífero subjacente. Serão efectuados estudos em microcosmos de laboratório, bem como in situ no estuário do Lima, Portugal, que foi seleccionado como local de demonstração”.

 

Vêr em https://www.ciimar.up.pt/pt-pt/projects/mar2protect/

https://www.it.pt/News/NewsPost/4937

 

O Projecto é financiado pela União Europeia.