Mais de meia centena de estudantes fizeram acção de voluntariado em Cantanhede

Mais de meia centena de estudantes fizeram acção de voluntariado em Cantanhede
Foto: DR
Mais de meia centena de estudantes fizeram acção de voluntariado em Cantanhede

No passado dia 02 de Fevereiro Mais de meia centena de estudantes fizeram acção de voluntariado em Cantanhede

 

Cerca de 50 alunos de vários cursos da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) escolheram a cidade de Cantanhede para realizar a nona edição da Bubones Experience, uma actividade essencialmente destinada a alunos do 1ºano de licenciatura desta instituição de ensino superior.

 

Segundo a organização, a escolha de Cantanhede deveu-se a várias razões, como por exemplo, o contexto patrimonial, o contacto com a natureza e também o fácil acesso ao nível da deslocação.

 

O programa iniciou no dia 01 de Fevereiro, quinta-feira, com uma visita dos estudantes ao Museu da Pedra, tendo ficado alojados no Campo-Escola D. Pedro (Agrupamento de Escuteiros).

 

Após uma articulação entre o serviço de Turismo, a divisão da Cultura e divisão de Educação e Juventude e Acção Social, da Câmara Municipal de Cantanhede, a comissão organizadora propôs-se a fazer uma acção de voluntariado, que decorreu na sexta-feira, dia 02 de Fevereiro, no Banco de Recursos Colmeia e na Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede.

 

“O nosso objectivo é integrar os caloiros quer em Coimbra, quer na própria faculdade. Ao mesmo tempo, estamos a ajudar”, afirmou Ana Simões, da comissão organizadora, que é estudante de mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB.

 

Os alunos ajudaram na separação de artigos diversos, doados pela comunidade local, desde roupa, calçado e brinquedos, para posteriormente serem entregues a famílias que revelem fragilidade económica e social, identificada e diagnosticada pelos técnicos de atendimento e acompanhamento social.

 

Já na Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, os 52 jovens participaram de um momento de convívio com os idosos, onde se partilharam histórias de vida e saberes.

Esse momento terminou ao som da “Canção de Engate”, de António Variações, e “Cinderela”, de Carlos Paião.

 

Além de estimular o convívio entre alunos, descontrair após a época de exames do 1º semestre, o objectivo é ajudar com esta acção de voluntariado e ainda contribuir para o comércio local de Cantanhede.

 

“Trata-se também de uma forma de desmistificar a ideia de que a praxe serve para maltratar e humilhar os caloiros, que não é de todo o que nós prezamos na nossa praxe. Valorizamos muito a integração, a união e a animação dos nossos caloiros”, sublinhou.

Este ano, comparativamente ao ano lectivo de 2022/2023, houve um aumento de inscrições por parte dos caloiros para participar nesta edição, em Cantanhede. 

 

Para Matilde Fernandes, caloira do curso de Comunicação Organizacional, esta iniciativa é uma “oportunidade para se relacionar com as pessoas fora do ambiente escolar e para conhecer pessoas novas”, referiu, realçando a importância desta acção de voluntariado na comunidade local.

 

Já o estudante Tomás Rodrigues, do curso de Turismo, que participa pela segunda vez no Bubones Experience, considera que é uma ocasião que serve como “quebra-gelo” entre colegas e uma mais-valia ao ajudar o próximo.

 

No final, a Câmara Municipal de Cantanhede entregou uma pequena lembrança aos jovens.

****

 

O Banco De Recursos Colmeia, a funcionar desde 06 de Janeiro de 2007, recebe donativos de segunda a sexta-feira das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.

 

A Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede apoia diariamente cerca de 535 pessoas.