I Gala da Juventude de Albufeira homenageou 200 Jovens de Mérito

I Gala da Juventude de Albufeira homenageou 200 Jovens de Mérito
Foto: Rui Gregório

Duas centenas de jovens albufeirenses com mérito reconhecido nas áreas Artística, do Associativismo e a nível Escolar foram homenageados, no passado dia 30 de Novembro, no Auditório Municipal, naquela que foi a I Gala da Juventude de Albufeira. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que “a Gala tem por objectivo incentivar os jovens que se destacaram entre os demais, para que sirvam de modelo aos seus colegas, com vista a que no próximo ano sejam ainda mais os que merecem receber este reconhecimento público, bem como de regozijo para as famílias, professores, treinadores e dirigentes dos clubes e associações do concelho”.

 

José Carlos Rolo começou por saudar todos os jovens que iriam ser homenageados na I Gala da Juventude de Albufeira, uma iniciativa do Município dinamizada pelo GAJ – Gabinete da Juventude de Albufeira e felicitar as famílias dos jovens albufeirenses de mérito, nas áreas artística, associativa e escolar. “A Juventude é o futuro da sociedade, quer a nível da comunidade local e regional quer do próprio país, por isso esta Festa é um investimento na Juventude e no Futuro”. O autarca recorreu à célebre frase de Pitágoras como exemplo do que acabara de afirmar “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”, sublinhando que uma Juventude bem formada tem um décimo dos problemas e maiores possibilidades de sucesso.

 

Os primeiros jovens a ser homenageados foram os vencedores do Concurso “Jovens + Criadores”, uma iniciativa realizada pelo GAJ, também, pela primeira vez em Albufeira, destinada a apoiar a criação, produção e difusão da arte dos jovens artistas locais, promover o gosto pela livre criação e facilitar o acesso à cultura dos jovens do concelho. O concurso abrangeu as seguintes áreas artísticas: arte digital, escrita, fotografia, ilustração, música, pintura e audiovisual. Os jovens concorreram em dois escalões: dos 12 aos 17 anos (1.º escalão) e dos 18 aos 35 anos (2.º escalão) e o júri do concurso, constituído por Cristiano Cabrita (vice-presidente com a responsabilidade pelo pelouro da Juventude), Rui Rosa (Chefe de Divisão do Desporto), Rui Gregório (fotografia); João Galante (música), Bruno Grilo (pintura) e Luísa Monteiro (literatura) foi responsável pela selecção dos vencedores, que receberam prémios monetários no valor de € 500 (1.º prémio do 1.º escalão) e € 1000 (1.º prémio do 2.º escalão), naqueles que são os primeiros prémios de Reconhecimento Artístico.

 

Seguiu-se a atribuição do Prémio - Reconhecimento Associativo. Refira-se que nesta área, os jovens foram indicados pelas diferentes associações desportivas, culturais e associações e entidades na área social pelo facto de reunirem um conjunto de características de personalidade que evidenciam um elevado sentido de comunidade, defesa da ética no âmbito associativo, bem como de excelentes competências a nível comunicacional e emocional.