História das filarmónicas em exposição

O papel desempenhado pelas bandas filarmónicas na democratização do ensino da música foi sublinhado na inauguração de uma exposição no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal.
“Há três bandas filarmónicas no concelho”, as quais “são verdadeiras escolas de democracia para a aprendizagem da música”, destacou a vice-presidente do município, Carla Guerreiro, na abertura da exposição “Filarmónicas em Setúbal. Perspectiva Histórica. Século XIX e Primeiras Décadas do Século XX”, patente até dia 27 de Setembro.
Para a autarca, a mostra, composta por documentos e fotografias ilustrativas do surgimento das filarmónicas na cidade e a participação na vivência social, “preserva a história e a actividade” das colectividades.
As sinergias criadas entre as bandas setubalenses foram igualmente apontadas na abertura da exposição, numa intervenção do presidente da Sociedade Musical Capricho Setubalense, Sérgio Gabriel.
A exposição, que na inauguração teve ainda a presença do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, pode ser vista de terça-feira a sábado das 10h00 às 18h00 e aos domingos das 15h00 às 19h00.