Gouveia recebe 18.ª edição do Festival Art Rock 2025

Gouveia prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de Maio, a 18ª Edição do Festival Gouveia Art Rock. Acompanhando a tendência dos anos anteriores, a edição do ano 2025 investiu na nova geração de artistas da Música Progressiva mundial, preservando os grandes nomes da história do Rock Progressivo.
O Gouveia Art Rock é um evento, essencialmente, virado para o rock progressivo (também abreviado para prog rock ou simplesmente prog), um estilo de música rock influenciado pela música clássica e jazz, que ganhou bastante popularidade nos anos 70, e vai juntando muitos amantes deste género musical, até aos dias de hoje.
Esta 18ª edição do festival conta com nomes sonantes, como: Richard Thompson (Inglaterra), Siril Malmedal Hauge & Kjetil Mulelid (Noruega), Motyk (Bélgica), Poil + Ueda (França, Japão), Courtney Swain (EUA), Oiapok (França), Wobbler (Noruega), Rita Maria + Filipe Raposo (Portugal), Rolf Van Meurs (Países Baixos), Zopp (Inglaterra), Fil’Mus2 (Portugal), Blank Manuskript (Áustria), Pete Roth Trio feat. Bill Bruford (Inglaterra, Alemanha), Monika Roscher Bigband (Alemanha), Mad Fellaz (Itália) e Big Big Train (Inglaterra).
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Gouveia e pela Orquestra Ligeira de Gouveia, integra, também, eventos paralelos, que são de acesso gratuito, como o recital na igreja de São Pedro, uma feira de discos e de cartazes e um debate com a participação de músicos e críticos, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.
A cerimónia oficial de abertura tem lugar no dia 1, pelas 14h30, nos Paços do Concelho, com Motyk, uma banda belga, que, em 2020, conquistou o prémio de melhor álbum do ano, na categoria multigenre fusion.
Na manhã de sexta-feira, dia 2 de Maio, os alunos do 2.º ciclo são convidados a assistir ao concerto dos Oiapok, no palco do Teatro Cine de Gouveia.
No sábado, dia 4 de maio, Thomas Olson, musicólogo da Universidade de Lund, Suécia, conduz o tema “It needn’t end in tears: A conversation with Bill Bruford”, no auditório da Biblioteca Vergílio Ferreira.
Ainda neste dia, pelas 16h30, na Igreja de São Pedro, será possível escutar Rolf Van Meurs.
Desta forma o Festival Art Rock garante aos entusiastas do prog rock, concertos memoráveis, permitindo, também, à comunidade e a quem não adquiriu bilhetes a possibilidade de contactar com os artistas presentes e disfrutar da sua música.
O Gouveia Art Rock é um festival anual de música progressiva que se realiza, em Gouveia, desde 2003. Um evento de referência à escala mundial, que sendo considerado o melhor festival do mundo de música progressiva, é o único festival português estritamente dedicado às várias linguagens do denominado rock progressivo.