Frecha da Mizarela Arouca

Frecha da Mizarela  Arouca
Fotografia: Arouca Geopark I Avelino Vieira

A cascata é uma pequena agitação na pacatez de Albergaria da Serra, concelho de Arouca, uma dessas terras do interior onde o som da natureza ainda rege o dia dos quase 100 habitantes.

A água do rio Caima quebra o rochedo granítico do planalto da Serra da Freita, jogando-se de uma altura de 75 metros. É a maior cascata de Portugal Continental e uma das maiores da Europa. Pelo facto de o granito ser mais resistente à erosão fluvial do que a generalidade dos xistos e grauvaques, ao longo do tempo formou-se um assinalável desnível, que originou a queda de água.

A singular es­carpa terá sido influenciada, ainda, pela orientação dos sistemas de falhas que afectam todo o bloco da Serra da Freita. Se a Frecha da Mizarela se destaca pela imponência do cenário, a Cascata da Cabreia, a sul, no concelho de Se­ ver do Vouga, prima pelo ambiente bucólico. Escondida na densa vegetação da serra homónima, a queda de água, com origem no rio Mau, divide-se em sucessivos tombos pelos patamares rochosos. Ao fim de 25 metros, cai no lago, completando a tela romântica.