Feira afirma Setúbal como cidade de futuro

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, afirmou ontem que a Feira de Sant’Iago de 2025, que decorre entre 24 de Julho e 3 de Agosto no Parque Sant’Iago, reforça a afirmação de Setúbal como cidade de cultura, comunidade e futuro.
Na conferência de imprensa de apresentação do evento, realizada no Mercado da Conceição, o presidente da Câmara disse que que a Feira de Sant’Iago é “um dos momentos mais emblemáticos da agenda cultural e social do concelho de Setúbal”, sendo “há séculos” um símbolo da “identidade colectiva” setubalense e “um espaço de encontro entre gerações, onde se celebram os saberes e os sabores” da comunidade.
É, como salientou, um espaço “onde convivem tradição e inovação e onde Setúbal se abre ao país e ao mundo, afirmando-se como cidade de cultura, de diversidade e de comunidade que promove a paz e a felicidade de todas e de todos os que escolheram Setúbal para viver”.
O autarca considerou que o tema da edição de 2025 da “multicentenária Feira de Sant’Iago” – “Setúbal Contemporânea” – é uma referência a “uma cidade que honra as suas raízes, mas que se reinventa, que valoriza a diversidade e aposta na cultura como motor de desenvolvimento, de inclusão social e de inovação”.
André Martins notou que a feira “continua a oferecer condições ímpares para quem a ela se desloca em viatura própria ou em transportes públicos, que são sempre reforçados neste período”, frisando que esse facto evita “constrangimentos desagradáveis como os que se verificaram num tempo em que o centro da cidade já não suportava a enorme carga de viaturas que procuravam a zona” nos dias do evento.
“É aliás importante destacar que hoje, e isso é comprovável estatisticamente, há pelo menos o dobro das viaturas que existiam há 20 anos, o que indica que, naturalmente, há muitas mais pessoas a visitar a feira em transporte próprio”, frisou.
O presidente da Câmara destacou ainda a manutenção da opção pela entrada livre, quando em muitas das grandes feiras portuguesas “se paga para entrar, em particular nos espectáculos”, sublinhando que desta forma se mantém a feira como “a grande festa popular” do concelho e da região, “a grande festa das famílias setubalenses” de quem visita a cidade, onde as pessoas se reencontram e revêm velhos amigos.
Após referir que a Feira de Sant’Iago tem “uma programação ampla, para todas as idades, que atravessa diversas linguagens artísticas e expressões populares”, notou que o evento tem início com a “actuação da Marcha Vencedora de 2025, do Grupo Desportivo “O Independente”, após a abertura oficial, num momento simbólico que liga esta celebração à força criativa” do movimento associativo do concelho.
“Tudo isto é possível graças ao trabalho de muitos homens e mulheres e de muitas entidades e organizações, a quem quero, desde já, deixar um agradecimento profundo”, disse, citando as juntas de freguesia, as empresas Caetano Retail Park Setúbal e Caetano Auto, os media partners jornal O Setubalense e rádio Popular FM, a Amarsul, a Restart Vinil e os Serviços Municipalizados de Setúbal.
Agradeceu ainda, “de forma muito sentida”, aos trabalhadores da Câmara Municipal, aos artistas que vão actuar na Feira, aos técnicos, expositores, forças de segurança e voluntários “que tornam possível esta grande festa da cidade”, com a qual “Setúbal reforça a sua afirmação como cidade de cultura, de comunidade e de futuro”.
A programação da Feira de Sant’Iago 2025 conta com 11 concertos de grandes nomes da música nacional e internacional, no Palco Sant’Iago, com Dino d’Santiago a actuar no dia de abertura, 24 de Julho, e Bárbara Bandeira no de encerramento, 3 de Agosto.
Pelo meio há espectáculos com Carminho (25 de julho), Emanuel (27), MC Kevinho (28), GNR (29), Noninho Navarro (30), Pongo (31), CDK/MCP (1 de Agosto), Branko (1) e Diogo Piçarra (2), bem como outros para os mais novos, como o Traquinas Grupo e a dança “FINDA, a love story”, interpretada por escolas e grupos de dança de Setúbal, como o Vitória Futebol Clube, Beat Crew e Inspira Atitude.
O Palco Encontros, que dá espaço à criação emergente, às novas linguagens musicais e ao talento da cidade e da região, acolhe, por seu lado, mais de 30 actuações, enquanto na zona institucional estão representados o Poder Local e as diversas associações culturais, sociais e entidades locais, que ali partilham os seus projectos.
Na zona dos divertimentos, regressam a roda gigante de 30 metros, o superslide de 140 metros e os tradicionais carrosséis, enquanto no Pavilhão da Gastronomia vai haver showcookings diários com chefs convidados, que confeccionam pratos com produtos locais, acompanhados pelos vinhos da Península de Setúbal.
Organizada pela Restart Vinil, a Feira do Livro e do Vinil vai promover o consumo cultural sustentável e a economia circular, sendo o compromisso do evento com a sustentabilidade reforçado pela utilização, pela primeira vez, do copo reutilizável oficial da Feira, com o valor simbólico de 50 cêntimos, uma iniciativa promovida com o parceiro ecológico SMS – Serviços Municipalizados de Setúbal.
Os jogos tradicionais apelam ao espírito de infância e partilha intergeracional e os mais jovens vão ter a oportunidade, pela primeira vez, de se colocarem na pele de vídeo-árbitros de futebol, avaliando lances numa experiência interactiva proporcionada pela carrinha do vídeo-árbitro, com equipamentos do Núcleo de Árbitros da Cidade de Setúbal.
No domingo 27 de Julho, a estação de televisão SIC emite em directo de Setúbal o programa “Domingão”, levando o ambiente da Feira a todo o país e projectando Setúbal num palco de visibilidade nacional.
Emanuel, o artista cabeça-de-cartaz nessa noite, vai estar à tarde com o “Domingão” e destacou que por volta das 19h00 “a Feira de Sant’Iago terá cerca de 800 mil pessoas a ver e Setúbal será a capital portuguesa nesse domingo”, além de se calcular que “dois milhões de emigrantes” também estarão a assistir ao programa.
“No domingo à tarde, a Feira de Sant’Iago será mesmo uma feira nacional e internacional. À noite é alegria, é farra”, disse o criador de “Pimba Pimba”, assegurando que “é um gosto estar novamente” na Feira de Sant’Iago.
O jovem talento Noninho Navarro, que actua a 30 de Julho, agradeceu o convite para estar presente na Feira de Sant’Iago, que considerou “uma feira enorme”, e notou que é a sua estreia no evento setubalense. “Por isso estou muito ansioso que chegue o dia, vai ser uma festa incrível. Obrigado à Feira de Sant’Iago e a todos os envolvidos”.
O vereador da autarquia com o pelouro das Feiras e Mercados, Pedro Pina, frisou que o evento, “uma manifestação secular” de Setúbal, é “uma festa feita com os trabalhadores da Câmara Municipal” e cumprimentou “todos aqueles que, ao longo dos meses, dos mais diferentes serviços, se empenham para levar por diante esta empreitada e tornar a Feira de Sant’Iago um momento único de encontros e de reencontros