Exposição de Peças de Loiça do Espólio Jenny Mendes de Brito
A Galeria Municipal do Entroncamento acolhe entre os dias 16 e 28 de Outubro, a exposição de Peças de Loiça do Espólio de Jenny Mendes de Brito.
Jesuína do Rosário Pratas Mendes de Brito, nasceu em 1889, em Santiago do Cacém, trabalhou em Teatro e Dança em Lisboa, tendo vindo posteriormente a residir no Entroncamento até ao seu falecimento.
O Dr. Francisco Mendes de Brito, marido, médico da Golegã e delegado de saúde, era também escultor, escritor, ensaísta e poeta, sob o pseudónimo de José Galeno. A Sociedade Portuguesa de Autores, reconheceu o mérito do Prémio Literário José Galeno, criado pela viúva, sendo o seu primeiro vencedor o escritor António Torrado. Durante toda a sua vida coleccionou objectos de natureza cultural relevante: loiça, livros, peças diversas, esculturas, medalhas, quadros.
Em 1986, Jenny Mendes de Brito, tendo consciência do espólio existente e seu valor, em especial, pelo que representava no panorama cultural, manifestou vontade de doar o mesmo ao Município do Entroncamento, durante a Presidência de José Pereira da Cunha, tendo como interlocutor o professor Henrique Leal, Vereador à data, pelo que foi criada uma Sala-Museu com o seu nome, que existiu no Edifício da Biblioteca Municipal até à sua última requalificação.
A Exposição de Peças de Loiça do Espólio Jenny Mendes de Brito, irá assim proporcionar a apresentação de parte da colecção deste espólio.
A inauguração da exposição decorre no dia 16 de Outubro, sábado, pelas 17h00 e estará patente ao público, na Galeria Municipal do Entroncamento, até ao dia 28 de Outubro, de terça-feira a domingo, entre as 15h00 e as 19h00.