Exposição com retrospectiva do designer João Machado inaugura na Caparica

Exposição com retrospectiva do designer João Machado inaugura na Caparica
Fotografia: D.R.

A Biblioteca da NOVA School of Science and Technology ꟾ FCT NOVA, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso e a Câmara Municipal de Chaves, apresenta a exposição “João Machado – A Química da Cor”, uma retrospetiva do célebre designer português. A exposição, de entrada gratuita, inaugura no dia 10 de novembro, às 17h, e está patente até 19 de janeiro de 2023, na galeria da Biblioteca da FCT NOVA, na Caparica.

Durante os últimos cinquenta anos, João Machado afirmou-se como um dos principais nomes do design gráfico em Portugal. A retrospetiva “João Machado – A Química da Cor” recorda a carreira do designer nascido em Coimbra e formado no Porto, com destaque para os cartazes que combinam geometria, harmonia composicional e cromatismo. O cartaz desta retrospetiva foi recentemente premiado, em 2022, com os prémios internacionais Poster Gold Award e Poster Merit Award ambos atribuídos pela norte-americana Graphis que entrega os considerados “Óscares” do design e artes gráficas.

O designer João Machado, com formação académica em escultura, colaborou graficamente durante a década de 70 no inovador projeto da Telescola e lecionou na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP). Na década de oitenta, começa a dedicar-se a tempo inteiro ao design, particularmente ao cartaz, ao grafismo de publicações e à ilustração de literatura infantil. A consagração de João Machado é como cartazista: tem um longo percurso e colaborou com várias câmaras municipais portuguesas assim como com os CTT, o Centro Cultural de Belém ou a Fundação Calouste Gulbenkian. Os seus trabalhos também já chegaram ao Japão, China ou Estados Unidos, sendo o designer português com maior carreira internacional.

A exposição “João Machado – A Química da Cor”, comissariada por António Augusto Joel, destacará as preocupações ambientais, sociais e políticas expressas nas obras exibidas, ilustrando, também, o papel que este processo comunicacional, agora essencialmente digital, pode desempenhar na divulgação e promoção de instituições e eventos culturais. Complementarmente, a retrospetiva ainda documenta o resultado das mudanças técnicas e conceptuais que a evolução informática trouxe à elaboração de cartazes nas últimas décadas.

“A Biblioteca da FCT NOVA, na sua visão alargada de conceito de Biblioteca, tem procurado albergar, nos seus espaços cénicos, propostas criativas que abraçam amplas expressões artísticas”, reflete José Moura, Diretor da Biblioteca da FCT NOVA. “O mestre do design e do cartaz, João Machado, vem ensinar-nos sobre este poderoso conceito do cartaz, explorando formas, cores, linhas e elementos dinâmicos como padrões, numa combinação de composições vibrantes, com grande impacto visual”.

 

Sobre a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA   

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA é uma das principais faculdades de Engenharia, Ciências e Tecnologia de Portugal, reconhecida pelo seu carácter inovador, imersa num ecossistema empreendedor que se caracteriza pela forte ligação ao tecido empresarial e pela sua comunidade de startups. Fundada em 1977, na zona da Caparica, o campus universitário é o maior do país, com cerca de 8000 estudantes, 500 docentes, 1090 investigadores, 1180 projetos e 200 funcionários. O reconhecimento da sua oferta educativa traduz-se pelo preenchimento a 100% das vagas que oferece e é repercutido no índice de empregabilidade de 98%. O perfil diferenciador da NOVA School of Science and Technology caracteriza-se também pela resposta à dinâmica e exigência do mercado de trabalho, valorizando a integração das soft skills na sua dimensão pedagógica, através do Perfil Curricular.    

A NOVA School of Science and Technology| FCT NOVA acolhe 16 centros de investigação reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A qualidade científica reflete-se também na produção científica, com publicações no TOP 10 das principais revistas internacionais da especialidade, sendo o espaço de ensino português com maior concentração de laboratórios CoLABs e Bolsas European Research Council (ERC). O resultado deste desempenho é a integração da faculdade na prestigiada rede de universidades tecnológicas CESAER e em consórcios com universidades europeias e dos EUA, desde a CMU à MIT.    

Além dos 15 hectares construídos, a faculdade vai expandir-se para os 17 hectares restantes, uma expansão que inclui a infraestrutura de ciência e tecnologia Madan Parque. Os planos de expansão demonstram que a NOVA School of Science and Technology| FCT NOVA é uma escola orientada para o futuro, sempre baseada numa investigação internacional de vanguarda.