Ciclo criativo “Os Nossos Artistas” exemplo de afirmação artística em Chaves
A criação artística em Chaves tem sido surpreendente. Prova disso é a qualidade das exposições levadas a efeito pelo projeto cultural “Os Nossos Artistas”, que já possibilitou em 2022, juntamente com artistas consagrados, o lançamento de novos valores que apresentaram ao público flaviense criações dignas de inspiração, orgulho e sentimento de pertença.
Com currículos expositivos a nível nacional e internacional, mas desconhecidos para o público local, esta iniciativa, a decorrer na Sala Multiusos da Biblioteca Municipal de Chaves, pretende constituir-se como um exemplo de crescimento artístico e rampa de lançamento com forte afirmação de carreiras.
Na sessão de encerramento da exposição coletiva do Ciclo 2022, que decorreu na terça-feira, dia 31 de janeiro, e para memória futura, foi apresentado um catálogo com edição pela autarquia, que integra obras dos oito artistas plásticos que participaram neste projeto, Alfredo Espírito Santo, André Graça Gomes, Carneiro Rodrigues, Emanuel Teixeira, Marta Malheiro, Nuno Duque, Paulo Fontinha e Raúl Silva Pereira.
Na certeza de que uma imagem vale mais do que mil palavras, este catálogo apresenta-se como agradecimento público aos artistas que generosamente colaboraram, disponibilizando as suas criações para contemplação e enriquecimento cultural dos seus conterrâneos e visitantes.
O evento contou com a presença do executivo municipal. Para o autarca flaviense, Nuno Vaz, “é importante que este projeto cultural tenha continuidade naquilo que pretende ser a projeção das várias formas artísticas desenvolvidas pelos nossos artistas, proporcionando a possibilidade de serem apresentadas, promovidas e valorizadas, num espaço de identidade comum” Espera-se desta forma grandes feitos para 2023.