"Ciber-Cosmos - O céu à distância de um clique" - Pampilhosa da Serra

"Ciber-Cosmos - O céu à distância de um clique" - Pampilhosa da Serra
O registo foi captado a partir dos Penedos de Fajão, em Pampilhosa da Serra. Na imagem é possível observar, em acção, o grupo de três estudantes que se encontra no território, ao abrigo do programa de estágio inovador “Ciber-Cosmos – O céu à distância de um clique”, assim como o centro da Via Láctea e, no canto inferior direito, um satélite (traço intermitente).
 
Inovador porque este é um conceito de astronomia testado pela primeira vez em Portugal, que permite a observação do universo através de telescópios digitais (Unistellar), equipamentos que são operados remotamente.
 
Tal como referiu Domingos Barbosa, professor do Instituto de Telecomunicações de Aveiro, a escolha de Pampilhosa da Serra para a realização do projecto deve-se ao facto de o território possuir “dos melhores céus do país para se observarem as estrelas e o universo”.
 
Na apresentação do programa de estágio, no final do mês passado, o professor universitário e investigador, explicou ainda que os referidos equipamentos “criam uma rede wi-fi onde as pessoas podem estar separadas num raio de 50 metros a operar o telescópio, recebendo em directo as imagens obtidas”. “Não há necessidade de observar pela ocular”, acrescentou.
 
Domingos Barbosa lembrou ainda que “existe nesta região a certificação Dark Sky, um destino turístico para a observação astronómica, cujo epicentro é precisamente a Pampilhosa da Serra”.