CEPA: Design, vinho e sustentabilidade unidos numa peça única

CEPA: Design, vinho e sustentabilidade unidos numa peça única
Foto: DR

Mais do que um acessório de design, a CEPA acrescenta valor ao ritual de servir vinho através de uma base elegante e funcional criada em madeira ou cortiça — materiais naturais e recicláveis, trabalhados por artesãos locais. Cocriada pelo arquitecto Pedro Geraldes, esta peça já é a escolha de restaurantes estrela Michelin.

A CEPA representa um desvio inspirador do quotidiano do arquitecto Pedro Geraldes, que trocou o estirador tradicional pela visão de uma peça de design invulgar. O resultado é uma criação original, que não só se integra harmoniosamente em qualquer mesa – da mais descontraída à mais formal – como também eleva o ritual de degustar um vinho, conferindo-lhe uma dignidade e um destaque que a garrafa, por si só, não alcança. A CEPA foi desenhada para trazer a garrafa de volta à mesa, funcionando como um suporte não apenas para a garrafa, mas também para a rolha, acrescentando valor à tradição de servir vinho.

Cada CEPA é irrepetível, sendo produzida por artesãos a partir de uma peça única de madeira ou cortiça. Nela, escavam-se duas cavidades que se intersetam: uma para a garrafa, outra para a rolha. A assimetria das cavidades permite que seja transportada de forma estável com uma mão, enquanto o vinho é servido com a outra. Sobre a mesa, ambos os vazios são preenchidos pelos dois elementos que protegem e conservam o vinho – a rolha e a garrafa – agora contextualizados por texturas e aromas que estão na base da sua origem e preservação.

 

A CEPA é uma peça para as mesas de lares, restaurantes, wine bars e espaços de enoturismo onde o vinho é valorizado como parte essencial da experiência gastronómica. Uma peça que cria uma ligação mais física e sensorial entre o vinho, a garrafa, a rolha e as tradições que caracterizam a sua produção e conservação.

 

Com preços a partir dos 65,60€, a CEPA pode ser adquirida na loja online do projecto AQUI. Uma percentagem da venda de cada CEPA reverte para associações que desenvolvem e implementam programas para a recuperação de áreas ecologicamente degradadas, através da plantação de árvores, reforçando o impacto positivo da peça não só à mesa, mas também no planeta.

Declarações

A CEPA nasceu da percepção de uma ausência, de uma omissão: a forma como transportamos e colocamos a garrafa de vinho e a sua rolha sobre a mesa raramente reflecte o valor simbólico e cultural do vinho. Sendo o vinho um dos maiores activos de Portugal, fruto de um processo complexo, belo e profundamente enraizado nas nossas tradições, sentíamos que faltava história e identidade nacional no modo como este era apresentado e servido. A rolha, parte essencial deste ritual, merecia também um lugar à mesa, permitindo à CEPA interligar a rolha e a garrafa com materiais — cortiça e madeira — que estão na génese da produção e conservação do vinho.”

 

Pedro Geraldes, arquitecto e autor da CEPA

Desde que conheci a CEPA que quis que estivesse no Euskalduna. É uma peça elegante, única e que faz toda a diferença quando estamos a servir vinho. Os materiais são de extrema qualidade e tem uma identidade muito especial.”

 

Chef Vasco Coelho Santos:

A CEPA é uma elegante e prática peça de design que atrai a atenção para a garrafa que está na mesa, dignificando o vinho e aumentando a qualidade apercebida do mesmo.” 

Enólogo Bento Amaral:

“Cada garrafa a sua CEPA.”